Publicação em Diário da República: Despacho n.º 428/2023 de 09/01/2023
6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 42,0 TP + 2,0 OT , Cód. 8297228.
Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos (1)
- Rúben Alexandre Lopes Martins (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
1. Numa UC com uma forte componente prática, os alunos terão a oportunidade de conhecer e experimentar os vários conteúdos que fazem parte da esfera do áudio.
2. Durante a UC, os alunos vão ter contato com o meio radiofónico e perceberão as suas diferentes dinâmicas e esquemas de funcionamento. Vão também ter contacto com as novas expressões da rádio proporcionadas pela penetração do meio em ambiente digital e aprender a dominar as técnicas de jornalismo radiofónico.
3. Na vertente teórica é pedido aos alunos que aprendam o papel da rádio e do jornalismo radiofónico, a evolução do meio e as regras que o regem.
Programa
1 . A rádio na esfera do áudio e no ecossistema mediático
1.1 As potencialidades do áudio
1.2. História e caraterísticas do meio rádio
2 . O jornalismo radiofónico
2.1. O papel da informação na rádio
2.2. Hierarquização e critérios de noticiabilidade
2.3. A escrita radiofónica e o papel do guião
2.4. Géneros informativos: notícia, reportagem, entrevista e magazines informativos.
3. Podcast e novas expressões do áudio
3.1. Digitalização da rádio
3.2. O podcast
3.3. Novas expressões do áudio
Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência
- Realização de um noticiário de rádio (trabalho a realizar em grupo) - 30%
- Realização de uma reportagem sonora ou conceção de um primeiro episódio de um podcast
(trabalho individual à escolha do aluno entre as duas opções apresentadas) - 40%
- Planeamento e realização de uma emissão de rádio em directo (trabalho a realizar em grupo) -
30%
Avaliação por Exame
- Prova escrita - 60%
- Realização de uma reportagem sonora ou conceção de um primeiro episódio de um podcast
(trabalho individual à escolha do aluno entre as duas opções apresentadas) - 40%
Em Época Especial aplica-se o definido em Avaliação por Exame.
A avaliação indicada aplica-se também aos Trabalhadores-Estudantes e aos estudantes
Erasmus (considerando-se que apenas os que têm a Língua Portuguesa como Língua
Materna se possam inscrever nesta UC).
O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
Bibliografia
- Bonixe, L. (2012). A Informação Radiofónica: rotinas e valores-notícia da reprodução da realidade na rádio portuguesa. Lisboa: Livros Horizonte
- Meneses, J. (2003). Tudo o que se passa na TSF - para um livro de estilo. Lisboa: Editora Jornal de Notícias
- Santos, R. (2017). Estudos da Rádio em Portugal. Lisboa. Lisboa: Universidade Católica Editora
- Rádio e Internet: novas perspetivas para um velho meio..(2014, 0 de ---). Actas do II Congresso Ibérico de Comunicação na Covilhã - Universidade da Beira Interior.,
Método de Ensino
Sendo esta uma unidade curricular de forte pendor prático, o método de ensino consistirá numa pequena exposição inicial seguida de exercícios práticos individuais e em grupo onde os alunos
poderão aplicar e aperfeiçoar os conhecimentos.
Software utilizado nas aulas
Audacity, Audition, ZaraRadio.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável