6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 28,0 T + 28,0 TP + 14,0 OT , Cód. 20327.
Docente(s)
- Sérgio Paulo Leal Nunes (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N/A
Objetivos
1. Compreensão dos conceitos da teoria económica aplicados ao turismo
2. Adquirir capacidade de análise dos indicadores da economia do turismo e das questões do turismo na economia nacional.
3. Desenvolver uma visão económica do turismo nas ópticas da procura e da oferta
Programa
1. Introdução
1.1. O que é a economia: perspectivas e objecto
1.2. O problema da escassez e os bens económicos
1.3. A interdisciplinaridade da economia
1.4. Notas sobre técnicas de análise económica
2. Procura, oferta e as elasticidades
2.1. Análise gráfica da procura e da oferta
2.2. Teoria elementar da procura
2.3. A procura, a despesa e a receita total
2.4. Teoria elementar da oferta
2.5. A elasticidade: conceito, a representação gráfica e a análise numérica
2.6. A elasticidade da procura
2.7. A elasticidade da oferta
2.8. A elasticidade e a receita total
3. A Medição da actividade económica
3.1. O produto interno bruto: conceito, ópticas e insuficiências
3.2. A taxa de desemprego: conceito, tipologias e custos
3.3. Nível de preços e inflação
4. Economia do Turismo: Alguns conceitos introdutórios
4.1. Conceitos e ópticas
4.2. Indústria turística, sector de actividade económica e actividade complementares
4.3. Âmbito da economia do turismo
4.4. A natureza territorial do turismo
4.5. O turismo como singularidade territorial: implicações para a economia do turismo
5. Motivações turísticas e procura
5.1. Motivações turísticas
5.2. Formação da Procura
6. Motivações turísticas e oferta
6.1. Motivações turísticas
6.2. Formação da Oferta
6.3. Produtos e destinos turísticos
6.4. Função da produção turística
6.5. Mercado turístico
7. Impactes do turismo
7.1. Impactes económicos
7.2. Impactes sociais, ambientais e culturais
Metodologia de avaliação
A avaliação tomará a forma de um portfólio de avaliação.
O aluno tem a possibilidade de construir, através de monografias, relatórios, ensaios, reflexões, integração em projectos de investigação aplicada, etc., até 50% da sua nota final.
A ponderação de cada momento de avaliação é decidida pelo aluno, devidamente orientado pelo docente.
A avaliação tomará a forma de um portfólio de avaliação.
O aluno tem a possibilidade de construir, através de monografias, relatórios, ensaios, reflexões, integração em projectos de investigação aplicada, etc., até 50% (no máximo) da sua nota final.
A ponderação de cada momento de avaliação é decidida pelo aluno, devidamente orientado pelo docente.
A avaliação contínua terá, assim, como suporte as seguintes componentes:
1. A classificação obtida na frequência (realizada no último dia de aulas do semestre): entre 50 e 100% da nota final (se o aluno realizar trabalhos);
2. A apresentação e discussão de trabalhos práticos, desenvolvidos individualmente (ou em grupo): entre 0% e 50% da nota final.
A nota final é a média ponderada de cada uma das componentes referidas, isto é, em termos limites: se o aluno não realizar nenhum trabalho a frequência é valorizada em 100%; se o aluno chegar ao máximo da valorização dos trabalhos (50%), a frequência será valorizada em 50%.
Bibliografia
- Bernanke, . e Frank, R. (2012). Princípios de Economia. Lisboa: McGraw-Hil
- Cunha, L. (2013). Economia e Política do Turismo. Liboa: Lidel
- Samuelson, P. e Nordhaus, W. (2005). Economia. Lisboa: McGraw-Hill
- Recursos Perfeitos, Turismo e Singularidades Territoriais: Contributos para o Desenvolvimento de uma Linha de Turismo Científico na Golegã.(2019, 15 de janeiro). Revista Portuguesa de Estudos Regionais, pp. 27-47.
Método de Ensino
Aulas teóricas;
Aulas práticas;
Trabalhos individuais e de grupo;
Reflexão e discussão perante temas-chave da atualidade.
Software utilizado nas aulas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável