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Turismo e Património

Língua e Literaturas em Português

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4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 28,0 TP + 14,0 OT , Cód. 20322.

Docente(s)
- Manuela Sofia da Conceição Silva (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
N/A

Objetivos
Terminado o semestre, os/as alunos e alunas devem ser capazes de:
- entender a língua portuguesa como um instrumento de acesso a formas de representação da
mundivisão e mundividência;
- reconhecer o português como património cultural transversal a todos os países de língua oficial
portuguesa;
- dominar competências gramaticais e discursiva que permitam compreender, interpretar e
produzir textos formais (orais e escritos).

Programa
C1 – História, mudança e variedades geográficas do Português;
1.1. – Contacto, variação e mudança;
1.2 -- As variedades do português;
1.3.– As variedades dialetais de Portugal (continentais e insulares);
1.4. – Crioulos de base lexical Portuguesa Indo-Portugueses (Diu, Damão e Goa [este último de
existência não consensual]), Malaio-portugueses (Malaca, Singapura e Timor), Sino-portugueses
(Macau e Hong Kong) e Afro-Portugueses (Cabo Verde, Guiné-Bissau, e São Tomé e Príncipe);
C2 - As escrituralidades da literatura: Textos e Géneros;
2.1.– As especificidades dos textos: narrativo, lírico e dramático;
2.2.– A genologia dos textos;
C3 - As Literaturas Portuguesa (séc. XX e XXI), Brasileira (séc. XIX, XX e XXI) e Africanas (em
língua portuguesa) (séc. XX e XXI);
3.1. Correntes literárias (Modernismo(s); Surrealismo; Poesia 61/Poesia concreta/Poesia
Experimental; Neo-realismo; Post-modernismo)
3.2. Literatura Portuguesa: autores e textos portugueses
3.3. Literatura Brasileira: autores e textos brasileiros
3.4. Literatura Africana: autores e textos africanos
3.5. O Turismo Literário: os lugares literários e a memória
C4 – O sistema linguístico e seus subsistemas;
4.1. – Os subsistemas fonético, fonológico, morfológico, sintático e semântico;
4.2. – O léxico português;
4.3. – O signo linguístico;
C5 – A Prosódia e a Ortoépia;
C6 – O sistema de comunicação;
6.1. – Os seus intervenientes;
6.2. – Ruídos a ter em conta durante o processo de comunicação.

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua (pressupõe a participação em 2/3 das aulas):
- Realização de várias atividades em contexto de sala de aula (leitura em voz alta, análise
textual, apresentações, entre outras tarefas, durante o semestre (15%).
- Apresentação e discussão oral de uma trabalho (15%)
- Prova Escrita: nota mínima de 8 valores (70%).
Avaliação Periódica e Avaliação Final:
- Prova escrita: 100%

Bibliografia
- Balibar, E. (1979). Literatura, significação e ideologia. (Vol. 1). Lisboa: Arcádia
- Bosi, A. (2008). História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix
- Genette, G. (1995). Discurso da Narrativa. (Vol. 1). Lisboa: Vega

Método de Ensino
- Realização das atividades propostas em contexto de sala de aula (leitura expressiva,
interpretação e redação de textos, apresentações orais, fichas de trabalho);
- Realização de frequência.

Software utilizado nas aulas
N/A

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº228 de 09/10/2024

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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