3 ECTS; 1º Ano, Anual, 21,0 T , Cód. 40331.
Docente(s)
- João Pedro Tomaz Simões (2)
- Luís Manuel Mota dos Santos Figueira (1)(2)
- Eunice Ferreira Ramos Lopes (2)
- Inês Pereira de Almeida de Bettencourt da Câmara (2)
- Hélder da Corte Pestana (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
O curso visa a aquisição de competências para profissionais do setor dos museus e outros equipamentos culturais, nomeadamente no domínio das competências digitais.
Programa
1. Introdução e exploração de textos normativos e reguladores relacionados com a Mediação Cultural; Conceitos, práticas e resultados esperados;
2. Observação de exemplos de Boas Práticas Trabalho de exploração colaborativa e individual-Organização de Portfólio por cada participante;
3. Diferenças entre Educação, Comunicação, e Mediação em contextos artísticos, culturais e patrimoniais;
4. Importância da aprendizagem ao longo da vida na lógica da triangulação entre educação formal, informal e não-formal; A mediação cultural e o desenvolvimento de públicos na organização cultural.
5. O papel do free-choice learning e a relevância das literacias- Princípios de criação e gestão de um projeto de mediação cultural;
6. Avaliação crítica interna sobre os resultados do curso - Apresentação dos Portfólios individuais.
Metodologia de avaliação
Portfólio individual e sua Apresentação
Bibliografia
- Museus, A. (2020). Relatório do Grupo de Projecto Museus no Futuro. (Vol. 1). Lisboa: DGPC
- Museus, A. (2024). Aos Museus Cidadãos!-Museus e Cidadnia: Experiências, Conceitos e Desafios. (Vol. 1). Lisboa: ICOM-Portugal https://icom-portugal.org/2024/03/08/museus-e-cidadania-experiencias-conceitos-e-desafios-conferencia-internacional-10-e-11-de-abril-2024-museu-nacional-dos-coches/
- Museus, D. (2023). Relatório do Grupo de Trabalho sobre a Rede Portuguesa de Museus. (Vol. 1). Lisboa: DGPC
- Museus, I. (2000). Inquérito aos Museus de Portugal. (Vol. 1). Lisboa: Instituto Português de Museus
Método de Ensino
Aulas presenciais e aulas a distância.
Software utilizado nas aulas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável