2 ECTS; 1º Ano, Anual, 30,0 TP , Cód. 40161.
Docente(s)
- Ana Catarina Mendes Garcia (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
Esta formação visa desenvolver competências de compreensão e de expressão escrita e oral; produzir textos segundo técnicas e modelos diversificados; dominar competências gramaticais e discursiva que permitam compreender, interpretar e produzir textos
formais (orais e escritos); desenvolver competências de expressão oral em função da situação comunicativa e do contexto; reconhecer a importância da adequação do discurso à situação de comunicação.
Programa
1. A Língua e a Comunicação
1.1. A comunicação verbal e não verbal;
1.2. O ruído na comunicação,
1.3. Código oral, código escrito;
1.4. A variação Linguística e a norma padrão;
1.5. A gramática na comunicação;
1.6. Fontes de enriquecimento lexical
1.7. A Semântica/ relações de significação
2. Tipologias textuais e práticas de compreensão e expressão escrita:
2.1. Texto utilitário:
2.1.1. Textos associados à procura de emprego/ especificidades e contextos de
uso:
2.1.2. Anúncios de emprego: análise e interpretação;
2.1.3. Currículos multiformato;
2.1.4. Comunicações escritas associadas à apresentação de candidaturas (carta de
motivação/apresentação);
2.1.5. Notas biográficas;
2.1.6. Requerimentos.
2.2. O Resumo e a síntese;
2.3. O Texto argumentativo;
3. Práticas de compreensão e expressão oral:
3.1. O debate;
3.2. A exposição oral;
Metodologia de avaliação
Portefólio de textos 30%
Prova escrita de avaliação final 50%
Participação oral e escrita (realização de tarefas no contexto de sala de aula) 20%
Bibliografia
- Monteiro, M. (2015). Dicionário de erros Frequentes da Língua. Lisboa, Portugal: Soregra Editores
- Neves, M. (2019). Gramática para Todos. Lisboa, Portugal: Guerra e Paz
- Tavares, S. (2015). 500 erros mais comuns da Língua Portuguesa. Alfragide, Portugal: Esfera dos Livros
- Tavares, S. (2019). Comunicar com Sucesso. Alfragide, Portugal: Oficina do Livro
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas, com momentos de exposição teórica, onde se propõe a realização de exercícios de aplicação prática.
Software utilizado nas aulas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável