IPT Logotipo do IPT

Gestão Administrativa de Recursos Humanos

Comportamento Organizacional

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 9920/2021 - 12/10/2021

3 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 14,0 TP , Cód. 601613.

Docente(s)
- Maria da Conceição Rodrigues Teixeira Martins (2)
- Maria Graciete da Purificação Reis Henriques Honrado (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Os alunos devem perceber o papel do indivíduo enquanto elemento integrante de uma organização, quais os condicionalismos, e as relações entre os indivíduos.
Os alunos devem compreender a importância da componente estratégica dos recursos humanos, ao nível do estudo das variáveis comportamentais.

Programa
Cap. I - Organizações
1.1. Natureza, âmbito e objetivos do Comportamento Organizacional.
1.2. Evolução das teorias das organizações.
1.3. Estrutura e desenho organizacionais.
1.4. Acolhimento e integração dos colaboradores.
1.5. Cultura organizacional.
Cap. II - Novos fundamentos do comportamento
2.1. Varáveis que potenciam a flexibilidade dos trabalhadores perante as mudanças - a gestão das gerações.
2.2. Processo de mudança organizacional.
2.3. Gestão de ambientes de trabalho saudáveis vs. gestão de ambientes de trabalho tóxicos.
2.4. A comunicação organizacional.
Cap. III - Inteligência emocional e o seu impacto na globalização
3.1. Importância das emoções no comportamento.
3.2. Avaliar o impacto da globalização no capital humano.
Cap. IV - Processo de motivação vs. frustração
4.1. Conceptualização do processo de motivação.
4.2. A motivação e a frustração.
4.3. Tipologias: motivos fisiológicos, sociais e cognitivos.
Cap. V - Satisfação no trabalho
5.1. Conceptualização do processo de satisfação.
5.2. Antecedentes da satisfação.
5.3. Consequências da satisfação.
Cap. VI - Stress no trabalho
6.1. Conceptualização do processo de stress no trabalho.
6.2. Causas do stress.
6.3. Consequências do stress: o burnout.
Cap. VII - Equipas de trabalho nas organizações
7.1. Tipos e características dos grupos.
7.2. Equipas de trabalho e trabalho em equipa.
Cap. VIII - Liderança
8.1. Evolução das teorias da liderança.
8.2. A liderança e o empreendedorismo no feminino.
8.3. O poder, o controlo e o conflito.
Cap. IX - Tendências da Gestão do Capital Humano

Metodologia de avaliação
Avaliação periódica: provas escritas (50%) e trabalhos desenvolvidos em aula (50%). São aprovados e dispensados do exame os alunos cuja nota média seja igual ou superior a 10 valores.
Épocas de Exame: prova escrita (100%).

Bibliografia
- Campos e Cunha, R. e Neves, P. e Cabral-Cardoso, C. e Rego, A. e Pina e Cunha, M. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa: Editora RH
- Hughes, C. (2015). Managing Human Resource Development Programs. UK: Palgrave Macmillan
- Matteson, M. e Konopaske, R. e Ivancevich, J. (2013). Organizational Behaviour and Management. New York: McGraw Hill
- Neck, C. e Houghton, J. e Murray, E. (2019). Organizational Behavior: A Skill-Building Approach. (Vol. 2nd Edition). California, USA: SAGE Publications, Inc
- Pina e Cunha, M. e Rego, A. (2010). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano. Lisboa: Edições Silabo
- Robbins, S. e Judge, T. (2019). Organizational Behavior. (Vol. 18th Edition). USA: Pearson
- Rodrigues, A. e Silva, M. e Couto, A. e Lousã, E. (2019). Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos - Práticas num contexto em transformação. Lisboa: Vida Económica

Método de Ensino
Aulas teóricas onde são expostos os temas dos conteúdos programáticos complementadas por aulas práticas, onde os mesmos temas são discutidos com recurso ao estudo de casos práticos, para melhor compreensão com a realidade empresarial.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
co-financiado