Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016
3 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 45,0 S + 15,0 OT , Cód. 964034.
Docente(s)
- Maria Graciete da Purificação Reis Henriques Honrado (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Definir criatividade, inovação, aprendizagem e mudança organizacionais.
Descrever o processo de criatividade.
Os Alunos devem ficar aptos a:
- Definir criatividade, inovação, aprendizagem e mudança organizacionais.
- Descrever o processo de criatividade.
- Descrever o processo de inovação organizacional.
- Descrever o processo de aprendizagem organizacional.
- Descrever o processo de mudança organizacional.
- Identificar a importância e vantagem competitiva da criatividade e inovação.
- Identificar ferramentas promotoras de criatividade.
No final da unidade curricular os Alunos deverão saber utilizar e fomentar a criatividade e encorajar a inovação na organização.
Programa
1. Criatividade individual e organizacional:
- Definição.
- Processo.
- Ferramentas.
2. Inovação organizacional:
- Definição.
- Processo.
3. Aprendizagem organizacional:
- Definição.
- Processo.
4. Mudança organizacional:
- Definição.
- Processo.
- Barreiras e estratégias de gestão.
5. Discussão, por etapas, do processo criativo e inovador.
ODS: 4 e 10.
Metodologia de avaliação
Avaliação periódica: Apresentação, ao longo do semestre e por etapas, da ideia criativa e inovadora e do seu desenvolvimento. Dispensam do exame os Alunos com nota igual ou superior a 10 valores, na avaliação periódica.
Avaliação em exame, de um projeto criativo e inovador, na época estabelecida no calendário letivo.
Bibliografia
- Bridges, C. (2016). In Your Creative Element. (Vol. 1). (pp. 1-257). London: Kogan Page
- Clegg, B. (2016). Instant Creativity. (Vol. 1). (pp. 1-183). London: Kogan Page
- De Bono, E. (2012). Creatividad - 62 ejercicios para desarrollar la mente. Espanha: Paidós
- José António, M. e Marina, E. (2013). El Aprendizaje de La Creatividad. Espanha: Ariel
- Ussmane, M. (2013). Inovação e Criatividade - Manual do desenvolvimento de produto. Lisboa: Edições Sílabo
- Its not just about technology!': Creativity as a driving force for nurturing the development of skills for digital performance.(2023, 18 de junho). International Journal of Performance Arts and Digital Media, pp. 1-19.
Método de Ensino
As equipas de discentes recolhem dados para um trabalho, no ambiente da sala de aula, acerca de cada tema dos conteúdos da unidade curricular, e solicitam ao docente uma orientação nas suas pesquisas, para alcançarem os objetivos propostos.
Software utilizado nas aulas
Os discentes podem utilizar todo e qualquer software para poderem executar os seus trabalhos.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº219 de 08/05/2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)