IPT Logotipo do IPT

Artes para Jogos Digitais

Português

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso de Registo nº R/Cr 56/2017 de 13-07-2017

6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 63916.

Docente(s)
- Maria de Fátima Matos Navalho Silva Peixoto (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
Os alunos devem:
O1- desenvolver competências de compreensão e expressão escrita e oral;
O2- aplicar adequadamente as estratégias de comunicação para estruturar a experiência e
explicar a realidade;
O3- produzir textos segundo técnicas e modelos diversificados;
O4- analisar criticamente os diversos discursos
O5 - adquirir métodos e técnicas de pesquisa
O6- dominar e aplicar métodos e técnicas de pesquisa, registo e tratamento da informação
O7 - reconhecer a importância da adequação do discurso à situação de comunicação
O8 – domínio e adequação do discurso aos diversos contextos comunicativos.

Programa
C1.A Língua e a Comunicação
1.1. As estruturas comunicacionais
1.2. Linguagem, Língua, Fala e Discurso
1.3. Variação Linguística
1.4. Código oral e código escrito
1.5. A Gramática na comunicação (sintaxe frásica)
1.6. Fontes de enriquecimento lexical (neologismos, estrangeirismos, abreviaturas)
1.7. A semântica/relações de significação
C2. Tipologias textuais e práticas de compreensão e expressão escrita.
2.1.Texto utilitário
2.2.Texto argumentativo
2.3.Texto explicativo-descritivo
2.4.Texto expositivo-informativo
2.5.Coesão e coerência textual
C3.Metodologia de Projeto.
3.1 Noções metodológicas, estruturais e de correção linguística na elaboração de um trabalho
científico
3.2.Técnicas de pesquisa, registo e tratamento da informação
3.3.Produção de fichas de leitura
3.4.Resumo, síntese e relatório
C4.Práticas de compreensão e expressão oral
4.1.Colóquio/Debate
4.3.Leituras interpretativas
4.4.Apresentação oral
C5.Pragmática Linguística
5.1. Dimensão interlocutiva da linguagem
5.2. O que é dito o que é comunicado

Metodologia de avaliação
- Avaliação Contínua: Frequência (50%) + Trabalhos realizados em contexto de aula (25%)+Trabalho escrito e apresentação oral (25%)
- Os alunos só serão dispensados de exame se, a qualquer um dos elementos de avaliação, a nota não for inferior a 8 (oito) valores e a média deles for igual ou superior a 9,5 valores.
- Exame escrito (100%)

Bibliografia
- Monteiro, M. (2015). Dicionário de erros Frequentes da Língua. Lisboa, Portugal: Soregra Editores
- Neves, M. (2019). Gramática para Todos. Lisboa, Portugal: Guerra e Paz
- Tavares, S. (2015). 500 erros mais comuns da Língua Portuguesa. Lisboa, Portugal: Esfera dos Livros
- Tavares, S. (2019). Comunicar com Sucesso. Alfragide, Portugal: Oficina do Livro

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas, com momentos de exposição teórica, onde se propõe a realização de exercícios de aplicação prática.

Software utilizado nas aulas

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso á justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado