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Artes para Jogos Digitais

Estudo do Movimento

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Publicação em Diário da República: Aviso de Registo nº R/Cr 56/2017 de 13-07-2017

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP , Cód. 639110.

Docente(s)
- Ana Rita de Sousa Gaspar Vieira (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
N.A.

Objetivos
a) Reconhecer características fundamentais do desenho e da anatomia de modelos vivos e inanimados, conseguindo representar corpos humanos, de animais e de objetos;

b) Obter conhecimentos básicos de desenho, técnicas e materiais, que permitam correção e adequação do uso de técnicas e materiais nos desenhos e sugestões de movimentos, ampliando ideias e possibilidades criativas;

c) Adquirir domínio no uso de elementos gráficos do desenho: o ponto, a linha e a mancha/ a textura, para a representação de movimento;

d) Alargar as possibilidades do campo criativo do desenho e consequentemente dos jogos digitais.

Programa
1 - O desenho como linguagem:
1.1. A diversidade de registos e materiais possíveis;

2 - Visão, percepção e representação do movimento:

2.1. Visão e percepção;
2.2. O olho - o mecanismo da visão, a especialização dos hemisférios cerebrais e as modalidades cognitivas;

2.3. O movimento no desenho:
2.3.1. Elementos gráficos do desenho: ponto, linha, plano, mancha e textura:
- Relações: ponto, linha e plano - sugestão de tridimensão e de movimento,
- O ponto,
- A linha (modelação da linha, contorno, contornos partilhados e relação figura-fundo),
- O plano (ponto, linha, mancha, textura, ...);
3 -Representação do Movimento dos/nos corpos - de objetos, figuras humanas e animais:
3.1. Estruturas, interações e animação de modelos vivos e objetos;

4 - Movimento facial e expressão:
4.1. Animação e deformidades visuais,
4.2. Técnicas e expressões em animação facial,

5 - Princípios do cinema de animação:
5.1. Argumento, desenvolvimento e produção,
5.2. O campo e o fora de campo,
5.1. O projeto de cinema de animação.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua desenvolvida por exercícios práticos executados nas aulas, nos quais são aplicados os
conhecimentos adquiridos (80%).
Além desses, acrescem exercícios desenvolvidos ou concluidos em casa (10%) e a assiduidade nas aulas (10%).

Bibliografia
- Gordon, L. (1987). Desenho Anatómico. - Lisboa: Editorial Presença
- Thomas, F. e Johnston, O. (1995). The Illusion of life: Disney animation / Frank Thomas and Ollie Johnston.. New York: Hyperion Ed.
- Williams, R. (2009). The animator's survival kit: expanded edition. . London: Faber and Faber

Método de Ensino
- Exposição teórica dos conceitos enunciados nos conteúdos da U.C.
e
- Aquisição dos mesmos através da análise crítica de exemplos e da
realização de exercícios teórico-práticos.

Software utilizado nas aulas

 

 

 


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