 
    
 
     
    Publicação em Diário da República: Despacho n.º 428/2023 de 09/01/2023 + RA-EF/641/2011/AL04 de 22/01/2025
6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 42,0 TP + 2,0 O , Cód. 8297231.
Docente(s)
            - João Ricardo Mendes de Freitas Pereira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          
Objetivos
          No final da unidade curricular os alunos deverão ser capazes de aplicar técnicas de enquadramento e composição de imagem; captura de imagens e som relevantes para a peça jornalística; adequar um texto ao meio audiovisual; editar peças jornalísticas e finalizar;
Programa
          Géneros jornalísticos em televisão
1.	Pequena peça 
2.	Reportagem
3.	Documentário
4.	Entrevista
5.	Debate
6.	Apresentação
Construção da Imagem
1.	Enquadramento e composição
2.	Movimentos de câmara
3.	Regras de direção de cena
Escrita para Televisão
1.	Técnicas de escrita
2.	Regras de oralidade
Edição de vídeo
1.	Cortar; transições
2.	A imagem como informação
3.	Edição básica de som
4.	Correção de cor
5.	Inserção de gráficos
Metodologia de avaliação
          Avaliação por frequência:
Peça audiovisual - 30%
Reportagem audiovisual - 50%
Capacidade de elaboração de peças audiovisuais - 20%
Avaliação por exame:
Entrega de trabalho - 100%
O aluno obtém aprovação à UC de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do Regulamento Académico do IPT.
Bibliografia
          - Barbeiro, H. (2002). Manual de Telejornalismo. Rio de Janeiro:  Campus
- Shook, F.  e Larson, J.  e Detarsio, J. (2018). Television field Production ann Reporting. USA:  Routledge
- White, T. (2005). Broadcast News Writing, Reporting, and Producing. USA:  Focal Press
Método de Ensino
          Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de construção de peças audiovisuais jornalísticas.
Software utilizado nas aulas
          DaVinci Resolve; Premiere Pro
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 05 de dezembro de 2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















