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Comunicação Social: Jornalismo e Comunicação Empresarial

Comunicação de Crise

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 428/2023 de 09/01/2023

5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 42,0 TP + 2,0 OT , Cód. 8297219.

Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos (1)
- Ana Filipa Vieira Lopes Joaquim (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
A. Compreender a noção de gestão do risco e comunicação de risco.
B. Reconhecer e compreender o papel da comunicação na gestão de crise.
C. Adquirir conhecimento sobre como lidar com a crise e como desenvolver um plano de
comunicação de crise.
D. Refletir sobre os desafios da Internet na gestão da Comunicação de Crise
E. Aprender a preparar um porta-voz para a relação com os jornalistas.
F. Identificar e aplicar ferramentas de análise e avaliação na comunicação de crise.

Programa
1. Conceito de Risco
1.1. Conceitos-chave: Risco, Acidente Grave, Desastre, Catástrofe, Emergência, Perigo,
Incerteza Comunicação do Risco
2. Conceito de Crise
2.1. Definição e Caracterização
3. Comunicação de Crise 3.1. Tipos de Crise
3.2. Variáveis da Gestão de crise
4. Pré-Crise
4.1. Equipa de Gestão de Crises
4.2. Identificação de cenários
5. Crise
5.1. Identificação de possíveis respostas à crise
5.2. O papel do silêncio na comunicação de crise
6. Disciplinas Parceiras na Comunicação de Crise 6.1. Comunicação Interna
6.2. Recursos Humanos
7. Os desafios da internet na gestão da Comunicação de Crise 7.1. Análise de casos práticos
8. A relação com os jornalistas e o seu papel na Comunicação de Crise 8.1. Identificação e
Preparação de Porta-Vozes
8.2. Media Training
9. Monitorização Avançada de Notícias - Clipping
9.1. Identificar e analisar notícias indicadoras de crise
9.2. Elaboração de relatórios de clipping de crise
10. Pós-Crise
10.1. Análise, avaliação e definição de próximos passos.

Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência:
20% | Participação – (Elaboração de um ebook – Princípios da Comunicação na Gestão de Crise
)
40% | Trabalho de grupo – Análise de uma situação de CC e apresentação em aula.
40% | Trabalho individual – Elaboração de um artigo (10 páginas em word sem contar com as
referências bibliográficas. Utilizar Times New Roman, Tamanho 11, espaçamento entre linhas de
1,5, e margens 2,5m em cada lado. Utilizar norma APA. Apresentação na aula.
Se o/a aluno/a tiver classificação inferior a 8 em qualquer um dos momentos de avaliação é
admitido a exame.
Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante deverão contactar a docente até ao dia 17 de
Outubro do corrente ano, para definirem a sua forma de avaliação, tendo em conta os seus
horários e/ou disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC.
Avaliação por Exame:
100% | Teste Escrito
O teste escrito terá a ponderação total (100%) e abrangerá toda a matéria lecionada durante o
semestre. A nota mínima exigida é de dez valores (10).
O estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo
11º, do Reg Académico do IPT.
Estudantes Erasmus (EE):
• A avaliação indicada aplica-se também aos EE.
• Os EE devem contactar a docente no decorrer das duas primeiras duas semanas de aulas para
tomarem conhecimento de sua forma de avaliação.

Bibliografia
- Kotler, P. e Kartajaya, H. (2024). Marketing 6.0 - O Futuro é Imersivo. Lisboa: Actual Editora
- Lampreia, J. (2007). Da Gestão de Crise ao Marketing de Crise. Lisboa: Texto Editores
- Marques Mendes, A. e Costa Pereira, F. (2006). CRISES - de Ameaças a Oportunidades: Gestão Estratégica de Comunicação de Crises. Lisboa: Sílabo
- Mocho, A. (2021). Crise nas Empresas Comunicação com os Media. Lisboa: Bnomics
- Zaremba, A. (2015). Crisis Communication: Theory and Practice.. London: ME Sharpe

Método de Ensino
As metodologias de ensino da unidade curricular combinam metodologia expositiva e ativa. Aulas
com componente de exposição teórica, aulas de discussão coletiva e apresentações dos alunos
baseadas na exploração de estudos de caso.

Software utilizado nas aulas
PowerPoint
Plataforma de e-learning/
MoodlePlataforma TeamsZoom
CANVA

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis

 


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