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Comunicação Social: Jornalismo e Comunicação Empresarial

Laboratório de Assessoria de Imprensa

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 428/2023 de 09/01/2023

6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 42,0 TP + 2,0 OT , Cód. 8297127.

Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
NA

Objetivos
A – Enquadrar a Assessoria de Imprensa no campo da Informação e Comunicação
B – Conhecer o campo Mediático para adaptar estratégias de Assessoria de Imprensa
C – Identificar objetivos de Comunicação no campo da Assessoria de Imprensa
D – Dominar os procedimentos da Assessoria de Imprensa

Programa
1. A Assessoria de Imprensa
a) Enquadramento teórico da Assessoria de Imprensa
b) Evolução da Assessoria de Imprensa
c) Assessoria de Imprensa em Agências de Comunicação, em Empresas e em Organismos Públicos e Privados
d) O caso específico de Portugal
2. O Assessor de Imprensa
a) Assessor de Imprensa como fonte de informação especializada
b) Assessores de Imprensa com visibilidade mediática
c) Assessores de Imprensa versus Spin Doctors
d) Assessores de Imprensa versus Relações Públicas
3. Os Média em Portugal
a) Grupos de Comunicação
b) Referência versus Popular
c) Média especializados
d) Agenda mediática
e) Valores notícia e hierarquização da informação
4. Funções do Assessor de Imprensa
a) Relacionamento com os jornalistas
b) Gestão e negociação da informação: os timings, os exclusivos e os embargos
c) Reação perante o eventual erro
d) Zonas ‘cinzentas’: a persuasão, a mentira e as ofertas
5. Procedimentos da Assessoria de Imprensa
a) Comunicados de Imprensa
d) Entrevistas
c) Conferências de Imprensa
d) Cobertura fotográfica e audiovisual
d) Organização de eventos

Metodologia de avaliação
AVALIAÇÃO POR FREQUÊNCIA
- Uma prova escrita – 40%
- Um trabalho prático - 30%
- Trabalhos realizados em contexto de aula - 30%

AVALIAÇÃO POR EXAME; RECURSO E ESPECIAL
- Prova escrita - 100%

Em Época Especial os estudantes devem contactar a docente, no decorrer da semana seguinte à divulgação do calendário de avaliação desta época, para tomarem conhecimento dos moldes da avaliação.

NOTAS IMPORTANTES:
- O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
- Os Trabalhadores-Estudantes devem contactar a docente no decorrer das duas primeiras semanas de aula por forma a definirem a sua forma de avaliação.
- Os estudantes Erasmus que tenham o Português como língua materna são avaliados da mesma forma que os estudantes ordinários; os restantes devem contactar a docente no decorrer da primeira semana depois da sua chegada.


Bibliografia
- Martins, L. (2023). Como perder uma eleição. Lisboa: Livros zigurate
- Mateus, S. (2022). Manual Prático de Assessoria. Covilhã: Editora LabCom
- Prior, H. (2021). Comunicação e Política na Era da Mediatização. Porto: Formal Press
- Ribeiro, V. (2015). Assessoria de Imprensa: Fundamentos Teóricos e Práticos. São Paulo: Novas Edições Acadêmicas

Método de Ensino
Método expositivo, análise de casos concretos e produção de trabalhos ao longo do semestre, com respetiva discussão em contexto de sala de aula. Acompanhamento na organização de evento no que diz respeito a relações com os jornalistas.

Software utilizado nas aulas
Plataformas de e-learning e ferramentas de produtividade.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países

 


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