 
    
 
     
    Publicação em Diário da República: Despacho n.º 428/2023 de 09/01/2023 + RA-EF/641/2011/AL04 de 22/01/2025
6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 42,0 TP + 2,0 OT , Cód. 8297122.
Docente(s)
            - Andreia Maria Alves de Almeida (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          NA
Objetivos
          A - Saber definir o conceito de comunicação organizacional.
B - Compreender o papel de todos os intervenientes de uma organização.  
C - Reconhecer e identificar tipologias de organizações. 
D - Saber explicar qual o objetivo, as características e funções da comunicação organizacional. 
E - Conseguir distinguir os tipos de comunicação organizacional. 
F - Saber quais os canais de comunicação adequados consoante o público para quem se está a comunicar e o tipo de comunicação que se pretende fazer. 
G - Reconhecer e aplicar em que medida a transformação digital é uma mais valia para as organizações.  
Programa
          1- Definição de comunicação organizacional.
2 - O papel dos Fornecedores, Colaboradores e Clientes numa organização. 
3- Tipos de organizações:
   3.1 - Empresas e Instituições 
   3.2 - Entidades Publicas e Privadas 
   3.3 - Organizações não governamentais 
   3.4 - Associações 
   3.5 - Partidos Políticos 
4- O objetivo da comunicação organizacional. 
5- As características da comunicação organizacional.
6- Os 4 tipos de comunicação organizacional: 
   Institucional;
   Mercadológica;
   Administrativa;
   Interna.
7- As funções estratégicas da comunicação organizacional
 7.1 - Alinhamento de esforços;
 7.2 - Consciencialização do papel do colaborador;
 7.3 - Fortalecimento da cultura organizacional;
 7.4 - Estímulo ao bom comportamento;
 7.5 - Gerar sentimento de pertença;
 7.6 - Gerar resultados 
8 - Canais de Comunicação 
    8.1 - A escolha dos canais de comunicação
    8.1 - Comunicação para o público externo
    8.2 - Comunicação para o público interno
9 - O Impacto da transformação digital na comunicação organizacional 
Metodologia de avaliação
          Avaliação por Frequência:
Nesta época, a avaliação da UC é contínua e resulta da seguinte média ponderada: Participação: 20% + Trabalhos Teórico Práticos: 40% + Apresentação de Trabalho final: 40%. O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
Avaliação por Exame:
- Trabalhos práticos feitos ao longo do semestre - 40%
- Trabalhos escritos feitos ao longo do semestre - 20% 
- Trabalho Final Teórico Prático com apresentação: 40% 
O aluno deverá enviar o trabalho escrito até 2 dias antes da sua defesa. Nesta UC aplica-se o ponto 3 do artº 11º do Regulamento Académico das Escolas do IPT (exclusão de Exame). O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
Trabalhadores-estudantes:
A avaliação indicada aplica-se também aos Trabalhadores-estudantes. Os Trabalhadores-Estudantes devem contactar o/a docente no decorrer das duas primeiras duas semanas de aulas para tomarem conhecimento de sua forma de avaliação.
Estudantes Erasmus:
A avaliação indicada aplica-se também aos estudantes Erasmus. Os estudantes Erasmus devem contactar o/a docente para tomarem conhecimento de sua forma de avaliação, no prazo de duas semanas após a sua chegada.
Bibliografia
          - Andrade Scroferneker, C. (2008). Comunicação Organizacional E Paradigma Da Complexidade . (Vol. 1ª Edição). Brasil:  EdiPUCRS
- Argenti, P. (2006). Comunicação empresarial. (Vol. 5ª edição ). (pp. 1-416). Brasil:  Elsevier
- KROHLING KUNSCH , M. (2017). COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL . (Vol. 2). (pp. 1-493). Brasil:  Saraiva
- Terra, C.  e Marder Dreyer, B.  e Francisco Raposo , J. (2021). Comunicação organizacional Práticas, desafios e perspectivas digitais. (Vol. Digital). (pp. 1-240). Lisboa:  Summus Editorial
Método de Ensino
          Combinação da metodologia expositiva e ativa:
- Períodos em aula com uma componente de exposição e de enquadramento teórico;
- Aulas com uma componente de prática laboratorial com os estudantes a desenvolver trabalhos práticos.
Software utilizado nas aulas
          Microsoft Word
Microsoft PowerPoint
Microsoft Excel
Microsoft Teams
Zoom
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião de 01/04/2025
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















