Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10344/2023 de 09/10/2023
4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 35,0 TP , Cód. 622332.
Docente(s)
            - Maria Fernanda Pires Aparício  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não se aplica.
Objetivos
          Desenvolver competências de gestão de equipas e de liderança. Criar mecanismos de prevenção do stress em situações de emergência.
Programa
          Definição de organização. 
Distinguir os conceitos de eficácia e eficiência. 
Interpretar a organização como um sistema aberto. 
Reconhecer as pessoas nas organizações. 
Caracterizar o estudo do comportamento organizacional. 
Identificar a organização como um sistema de papéis. 
Caracterizar a abordagem clássica da administração organizacional. 
Identificar e caracterizar a teoria das relações humanas aplicada à organização. 
Relacionar a teoria do desenvolvimento organizacional com as alterações do meio e as novas concepções acerca da natureza humana. 
Definir cultura e clima organizacional. 
Relacionar os estudos sobre liderança com o valor atribuído às relações humanas na organização. 
Definir liderança. 
Problematizar as características do líder: traços pessoais, versus situação. 
Caracterizar a teoria dos três estilos de liderança. 
Caracterizar a teoria da liderança situacional de Tannenbaum e Schmidt. 
Caracterizar  sistema de liderança de Rensis Likert. 
Liderança emocional; Liderança transformacional. 
Equipas de trabalho vs grupo
Equipas Positivas.
Avaliar o comportamento do líder em função da tarefa e das relações humanas.
Identificar o processo de avaliação do estilo de liderança de acordo com o Grid Gerencial de Blake & Mouton. 
Caracterizar o modelo contingencial de liderança de Fiedler. 
Caracterizar o processo de liderança segundo o modelo situacional de Paul Hersey e Blanchard. 
Caracterizar uma organização onde  existe o empowerment.
Metodologia de avaliação
          A avaliação sendo continua engloba um trabalho de grupo discutido na aula( 60%) e um teste escrito cuja nota tem de ser no mínimo de 10 valores  40%) . No caso do aluno optar por não realizar avaliação contínua deve realizar um teste escrito/Frequência(100%).
Bibliografia
          (2001). Inteligência Emocional . (Vol. I). Lisboa:  Temas e Debates
(2001). Inteligência Emocional . (Vol. I). Lisboa:  Temas e Debates
(2002). Os Novos líderes: A inteligência emocional nas organizações. (Vol. I). Lisboa:  Gradiva
(2002). Os Novos líderes: A inteligência emocional nas organizações. (Vol. I). Lisboa:  Gradiva
(2005). Liderar . . (Vol. 1). Lisboa:  D. Quixote
(2005). Liderar . . (Vol. 1). Lisboa:  D. Quixote
(2013). Develop Your Leadership Skills. (Vol. 1). London:  Kogan Page
(2013). Develop Your Leadership Skills. (Vol. 1). London:  Kogan Page
(2013). Lideranca Positiva. (Vol. 1). Lisboa:  Silabo
(2013). Lideranca Positiva. (Vol. 1). Lisboa:  Silabo
(2014). The Leadership Skills Handbook - 50 Essential Skills You Need to be a Leader. (Vol. 1). London:  Kogan Page
(2014). The Leadership Skills Handbook - 50 Essential Skills You Need to be a Leader. (Vol. 1). London:  Kogan Page
Método de Ensino
          O método expositivo tem como objetivo a aquisição de conhecimentos no domínio da gestão de equipas e liderança. Participativas: Análise e resolução de casos e discussão de trabalhos de grupo; Ativas: Participação dos alunos na realização e discussão de trabalhos; Auto-estudo: Trabalho Autónomo dos alunos.
Software utilizado nas aulas
          Microsoft Teams
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
    
    

















