Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4719/2022 de 21/04/2022
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 28,0 PL + 28,0 TP + 14,0 OT , Cód. 605920.
Docente(s)
            - Rosana Antonio  (2)
- Pedro Miguel Monteiro Casaca (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          NA
Objetivos
          A. Criar conteúdos digitais para diferentes plataformas, considerando as necessidades específicas de marketing digital.
B. Utilizar ferramentas de produção e edição de conteúdos multimédia, como edição de imagem, vídeo e áudio.
C. Explorar estratégias de construção de narrativas para diferentes públicos.
D. Analisar e avaliar o desempenho e qualidade dos conteúdos para otimizar o impacto no contexto digital.
Programa
          1. Conteúdos
   - Conceitos fundamentais e importância no contexto do marketing digital.
   - Formatos de conteúdos.
   - Planeamento e Estratégia de Conteúdos
2. Produção de Conteúdos Visuais
   - Criação e edição de imagens para diferentes plataformas.
   - Princípios de design gráfico básico (ferramentas)
   - Técnicas de storytelling visual.
3. Produção de Conteúdos em Vídeo
   - Noções de captura e edição de vídeo.
   - Ferramentas de edição de Vídeo.
   - Criação e edição de vídeo.
4. Produção de Conteúdos em Áudio
   - Técnicas de gravação e edição de áudio.
   - Ferramentas de edição de áudio.
5. Copywriting e Escrita Criativa
   - Técnicas de escrita para marketing digital (SEO).
   - Elaboração de posts, descrições de produtos e chamadas para ação (CTA).
6. Análise e Otimização de Conteúdos
   - Ferramentas de monitorização e análise de desempenho.
   - Ajustes baseados em métricas de engajement e feedback.
Metodologia de avaliação
          Época Frequência:
25% Trabalho prático I
25% Trabalho prático II
50% Trabalho prático III
O aluno será excluído de exame se:
- Não realizar um dos trabalhos
- Não tiver nota mínima de 10 em cada um dos trabalhos
- Não frequentar 2/3 das aulas TP (ponto 4 do artigoº 8 do regulamento académico)
- Não frequentar 2/3 das aulas PL (ponto 5 do artigoº 8 do regulamento académico)
Época Exame e Recurso: 
100% Trabalho Prático (nota mínima de 10 valores para aprovação à UC)
Bibliografia
          - Dabbs, A.  e Campbell, A. (2005). The Digital Designer's Bible. New York:  Harper Paperbacks
- Faustino, P. (2019). Marketing Digital na Prática. Lisboa:  Marcador
- Kotler, P.  e Setiwan, I.  e Kartajaya, H. (2011). Marketing 3.0 - Do produto e do consumidor até ao espírito humano. Lisboa:  Actual Editora
- Yikun, L. (2016). Visual Storytelling: Infographic Design. New York:  Images Shenyang
Método de Ensino
          Aulas Teóricas-Práticas onde se aplicam os conceitos teóricos com exercícios práticos, análise de exemplos reais e realização de projetos que envolvam a produção e avaliação de conteúdos. Método expositivo, demonstrativo e prática simulada.
Software utilizado nas aulas
          Tratamento de imagem.
Desenho vectorial.
Edição de vídeo.
Edição de audio.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº234 de 29/01/2025
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















