Publicação em Diário da República: Aviso nº 11808/2022 - 09/06/2022 + Retificação Despacho n.º 9545/2022 de 03/08/2022
6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 28,0 PL + 28,0 TP + 14,0 OT , Cód. 612515.
Docente(s)
            - Jorge Manuel Marques Simões  (2)
- Ana Filipa Vieira Lopes Joaquim  (2)
- Eunice Ferreira Ramos Lopes (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não se aplica.
Objetivos
          Enquadrados na estratégia do Governo e do Turismo de Portugal, este conteúdo programático assenta sobretudo nos eixos estratégicos delineados no Eixo 2  (Impulsionar a Economia) da Estratégia 2027. Dessa forma, pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
- Entender o empreendedorismo em turismo enquanto elemento prioritário em termos de política setorial, capaz de atrair investimento, talento e visitantes internacionais. Perceber a aplicabilidade do conceito de inovação na promoção dos destinos e na resposta às novas tendências digitais e societais.
- Compreender as melhores iniciativas e práticas de empreendedorismo em Turismo, de forma a estimular uma potencial cultura empreendedora.
- Conhecer as linhas de apoio ao financiamento de ideias/start-ups bem como a sua posterior internacionalização.
- Perceber o conceito de Incubadoras de Empresas e a sua aplicabilidade através do estudo de casos práticos.
- Conhecer o conceito de Stakeholders e a sua importância na produção e distribuição de conteúdos/produtos turísticos, nomeadamente a sua integração horizontal e vertical.
Programa
          1.Introdução à Criatividade, à Inovação e ao empreendedorismo
1.1.Criatividade. Conceito e exemplos
1.2.Inovação. Conceito e exemplos
1.3.Empreendedorismo. Conceito e exemplos
2.Tipologia das empresas turísticas
2.1. Demonstração de Empresas e boas práticas
3.O apoio às empresas no desenvolvimento de ideias inovadoras e criativas
3.1.Apoios existentes
3.2.Ideias. Exemplos nacionais e internacionais
4.As Incubadoras e Centros de Conhecimento.
4.1.Apresentação de casos de estudo e comparação 
5.Turismo 4.0 e a transição para a economia digital
6.Os ativos estratégicos da ET27 e a criação de produtos 
Metodologia de avaliação
          A) Apresentação e Relatório da Análise/Ideias de negócio para incubação (50%); 
B) Apresentação do Plano de Negócios e Relatório Final do Projeto (50%).
Bibliografia
          - Castaldi, C.  e Block, J.  e Flikkema, M. (2021). Trademarks and Their Role in Innovation, Entrepreneurship and Industrial Organization. London:  Routledge
- Corrales-Estrada, M. (2019). Innovation and Entrepreneurship: A New Mindset for Emerging Markets. London:  Emerald Group Publishing
- Jerinabi, U.  e Santhi, P. (2012). Creativity, Innovation and Entrepreneurship. Oxford:  Allied Publishers
- Sarkar, S. (2014). Empreendedorismo e Inovação. (Vol. 3ª edição). Lisboa:  Escolar Editora
Método de Ensino
          A) aulas teórico-práticas, em que é apresentada e discutida a matéria base, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio à matéria teórica. B) Os projetos de simulação dos estudantes são também discutidos.
Software utilizado nas aulas
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Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº208 de 24/10/2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















