Publicação em Diário da República: Aviso n.º 1895/2018 - 12/02/2018
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 4,0 OT , Cód. 617517.
Docente(s)
            - João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não Aplicável
Objetivos
          1.	Coligir dados sobre requisitos do produto a desenvolver;
2.	Obter informação complementar, de apoio;
3.	Receber feedback de informadores qualificados;
4.	Analisar soluções existentes;
5.	Comunicar com acerto as propostas;
6.	Tornar visíveis e objetivas, ideias e opções preliminares;
7.	Defender com acerto as propostas a desenvolver;
8.	Integrar sugestões de melhoria, realizando as transformações ou adaptações necessárias;
9.	Dominar processos, ferramentas/software de desenvolvimento de ambientes/produtos multimédia interativos;
10.	Desenvolver conteúdos multimédia e seus componentes;
11.	Criar o design de elementos, de zonas quentes e funcionais para os produtos dotados de interatividade;
12.	Desenvolver interatividade intuitiva;
13.	Escolher tipos adequados de deslocação de ecrã, para aceder à informação, ou para navegar entre ecrãs;
14.	Decidir acertadamente o posicionamento em cada página/ecrã, dos elementos que constituem imagens, texto, quadros, comandos, botões e zonas quentes;
15.	Embeber nas propostas criadas, os elementos multimédia adequados.
Programa
          a) 	Informação e interactividade;
b) 	Representação esquemática de ecrãs e da interatividade entre ecrãs;
c) 	Arquitetura da informação: mapas, flowcharts, storyboards;
d)  	Descrição visual de wireframes;
e)	Temas e de conteúdos; exercitação;
f)  	Agrupamento de temas ou assuntos e ligações entre estes;
g) 	Áreas ou elementos funcionais: botões/botões rádio, caixas e listas de edição, formulários, menus, imagens quentes e quadros; carrosséis de imagens, campos de seleção, popmenu, menus de cascada, barras de scroll, hipertexto, etc;
h) 	Software de apresentação de ecrãs e interações;
i) 	Software de prototipagem e realização de mockups;
Metodologia de avaliação
          Realização em aula, de exercícios e de trabalhos práticos, para demonstração de competências e domínio de conteúdos. Classificação expressa de forma qualitativa: Insuficiente, Suficiente, Bom e Muito Bom.
Apresentação em frequência de todos os trabalhos e exercícios propostos, devidamente concluídos e incorporando as sugestões de melhoria e de transformação, dadas durante as aulas. Classificação final quantitativa, de zero a vinte valores.
Os alunos que não obtenham classificação final positiva (dez valores ou mais) em frequência, estão admitidos a exame.
Prova de exame, composta por questões e por tarefas, sem prejuízo da apresentação de todos os trabalhos ou projetos que foram propostos. 
A nota do exame, é a média aritmética da classificação obtida no exercício prático (50%), com a classificação atribuída aos trabalhos(50%).
Classificação final quantitativa, de zero a vinte valores.
Os alunos terão de desenvolver pelo menos dois trabalhos, um no âmbito dos pdf interativos e outro que cubra outro sistema, produto ou plataforma de interatividade.
Assim sendo, dado que o segundo trabalho é de maior relevância, o peso da avaliação é a seguinte: 1.º trabalho 30%; segundo trabalho 70%.
Bibliografia
          (2001). The education of an e-designer. Nova Iorque:  Allworth Press
(2002). The Elements of User Experience: User-Centered Design for the Web. Canadá:  New Riders Press
(2011). Simple and usable web, mobile, and interaction design (voices that matter). Berkeley:  New Riders
Método de Ensino
          I Descoberta/discussão de casos concretos 
II Conceitos e software 
III Apresentação/discussão propostas de trabalho, de acordo c/guião prévio fornecido 
IV Aulas práticas, de exercitação software 
V Aulas de aplicação: reposta a exercícios/projetos
Software utilizado nas aulas
          Software de prototipagem rápida e de criação de pdf interativo.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 13 de dezembro de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















