2 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 TP , Cód. 346778.
Docente(s)
            - Alexandra Águeda de Figueiredo (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          Pretende-se que adquiram competências no domínio da teoria e prática da metodologia de prospecção arqueológica e sejam capazes de optar e aplicar uma metodologia a qualquer caso e saibam reconhecer vestígios arqueológicos subaquáticos.
Programa
          1. O estudo de uma estação arqueológica
2. A localização das estações arqueológicas
3. Técnicas e metodologias no desenvolvimento de prospeções arqueológicas.  
Como realizar uma prospeção: O planeamento 
Métodos de investigação na prospeção arqueológica submarina 
Prospeção Direta/Indireta 
Prospeção Seletiva/Extensiva 
Equipamento de apoio à prospeção, mecanismos usados e utilização 
O resultado e interpretação de mapas sonares  
Critérios, vantagens e desvantagens dos diferentes métodos 
As sondagens 
Localização e sistema de posicionamento 
Orientação e navegação subaquática 
Sistema de registo 
A preservação dos vestígios e legislação 
Metodologia de avaliação
          Dois períodos de avaliação: frequência e Exame.
Frequência - A avaliação é considerada sobre teste teórico por e-learning 80%, mais a participação nas aulas 20%.
Exame - A avaliação é considerada sobre teste teórico - 100%
Bibliografia
          - Archaeology, E. (2008). "MARITIME ARCHAEOLOGY". Retrieved 17 Jan 2013.. (Vol. 1). Oxford::  Elsevier Science & Technology,
- Delgado (ed), J. (1997). British Museum Encyclopaedia of Underwater and Maritime Archaeology. London:   British Museum Press,
- Withgott,, J.  e Scott Brennan, J. (2007). Environment: the science behind the stories.. San Francisco:  Pearson Benjamin Cummings, 
Método de Ensino
          Ensino à distância com apresentação dos conteúdos de forma expositiva e aplicação de metodologias pedagógicas ativas, nomeadamente de discussão de dados e ideias, preenchimento de questionários, análise de casos de estudo e aplicabilidades técnicas.
Software utilizado nas aulas
          Elearning; Plataforma à distância BBB; Powerpoints, office Word,  e outros que se considere necessário ao bom funcionamento das aulas.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 43/2025 de 17/06
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















