3 ECTS; 1º Ano, Anual, 13,0 TP , Cód. 201456.
Docente(s)
            - Alexandra Águeda de Figueiredo (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          O aluno deverá adquirir competências na análise de tecnomorfologia de materiais arqueológicos e ser consciente da importante dimensão do testemunho implicitamente contido nos conjuntos artefactuais, sobretudo os líticos e cerâmicos. 
Neste sentido o aluno deverá reconhecer e saber aplicar os métodos teórico e práticos usados para analisar fragmentos de objetos provenientes de intervenções arqueológicas.
Programa
          1. Conceitos e noções sobre as formas da cultura material e das tecnologias associadas à sua produção:
1.1 A matéria-prima; 
1.2 A tecnologia; 
1.3 O artefacto; 
1.4 As culturas; 
1.5 O tecnocomplexo; 
1.6 As tipologias e outras análises de padrões; 
2.Tecnomorfologia Lítica: 
2.1 A matéria - prima: principais rochas utilizadas; 
2.2 A economia das matérias - primas; jazidas, transporte, troca e utilização; 
2.3 Noções de talhe; 
2.4 As técnicas de fabrico: desgaste primário, lascagem, polimento;	
2.5 Tipologia lítica, classificações tradicionais e a necessidade de determinação objetiva de atributos; 
2.6 As indústrias líticas, o conceito de cadeia operatória e caracterização das indústrias líticas
3. Tecnomorfologia Cerâmica: 
3.1 Classificação taxonómica dos materiais cerâmicos; 
3.2 Atributos morfológicos e técnicos, tecnologia da cerâmica, fabrico, cozedura, tratamento da superfície; 
3.3 Técnicas decorativas. 
3.4 Relação cerâmica e espaço: Índice cronológico; 
3.5 A cerâmica e a organização social. 
3.6 A cerâmica e a economia. Produção de cerâmica e distribuição - o comércio; 
3.7 Os processos utilizados no estudo das cerâmicas: ficha de campo, marcação, registo, descrição, classificação e tipologia, ficha de registo, armazenagem, conservação e restauro. 
Metodologia de avaliação
          A avaliação será realizada por dois  momentos: Frequência e Exame.
A frequência será avaliada por um trabalho teórico-prático 80%.mais a participação nas discussões e atividades de aula. Avaliação dada de 0 a 20 valores. O aluno deverá ter média de 10 valores para ser considerado como aprovado.
O exame será avaliado por um trabalho teórico-prático aplicado a um estudo lítico ou cerâmico. 
Bibliografia
          - Ameida, F. (1995). O Método de Remontagens Líticas: enquadramento teórico e aplicações.. Lisboa:   EAM
- Bordes, F. (1968). The Old Stone Age. . (Vol. 1).  New York.:  World University Library.
- Gourhan, L. (1983). Os Caçadores da Pré-História.. Lisboa:  Ed.70
- Tixier, J.  e Inizan, M.  e Roche, H. (1980). Prehistoire de la piedre taillé. Paris:  Cercle de Recherches et études préhistoriques p.120
Método de Ensino
          Aulas de ensino à distância, usando a plataforma B-elearning, com discussão dos conteúdos em aulas virtuais.
Software utilizado nas aulas
          Powerpoint, BigBlueButton, E-learning
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 24/2024 de 17/07
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















