7 ECTS; 1º Ano, Anual, 56,0 TP , Cód. 30882.
Docente(s)
            - João Pedro Tomaz Simões (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          
Objetivos
          Esta unidade curricular concorre para dotar os estudantes de competências avançadas para o design e curadoria de experiências turísticas, com base numa abordagem crítica e interdisciplinar que articula espaço, narrativa e interação visitante-destino. Através da integração de metodologias participativas e de inovação centrada no utilizador, os estudantes serão capazes de conceptualizar e implementar experiências marcantes, sustentáveis e diferenciadoras. A unidade integra uma componente investigativa orientada para a aplicação de métodos quantitativos, permitindo analisar e testar relações entre variáveis relevantes no contexto das experiências turísticas. Pretende-se que os estudantes desenvolvam a capacidade de recolher, interpretar e aplicar dados  empíricos à fundamentação e avaliação de projetos, promovendo uma prática reflexiva e sustentada.A par do pensamento crítico e criativo, é valorizada a integração de princípios éticos, de diversidade cultural e de responsabilidade ambiental, capacitando os estudantes para liderar projetos inovadores e cientificamente informados no setor do turismo.
Programa
          1.	Fundamentos do Design de Experiências
1.1. Conceitos-chave e relevância no turismo contemporâneo
1.2. Psicologia do consumidor e comportamento experiencial
2.	Curadoria e Personalização
2.1. Estratégias de segmentação experiencial (cultural, gastronómico, natureza, aventura)
2.2. Design thinking, cocriação e inovação participativa
3.	Narrativa, Imersão e Sensorialidade
3.1. Storytelling, tematização e narrativas aplicadas
3.2. Estímulo sensorial e desenvolvimento de experiências imersivas
4.	Sustentabilidade, Ética e Responsabilidade Cultural
4.1. Design responsável e práticas sustentáveis
4.2. Equilíbrio entre inovação, autenticidade e impacto local
5.	Investigação Aplicada e Análise de Experiências
5.1. Métodos quantitativos na avaliação de experiências
5.2. Recolha e interpretação de dados empíricos; modelação conceptual
6.	Gestão e Avaliação de Projetos de Experiência
6.1. Planeamento, implementação e monitorização
6.2. Estudos de caso, projetos colaborativos e apresentação de propostas
Metodologia de avaliação
          A avaliação combina uma componente contínua e uma avaliação final, refletindo a abordagem integrada da unidade curricular. A avaliação contínua inclui a participação nas aulas, contributos em debates e a entrega de trabalhos de pesquisa ou ensaios críticos. A avaliação final poderá assumir a forma de um projeto prático aplicado ou de um trabalho de investigação. Os critérios de avaliação centram-se no domínio conceptual, na capacidade de análise crítica, na aplicação prática dos conhecimentos e no desenvolvimento de soluções inovadoras no âmbito do design e curadoria de experiências turísticas.
Bibliografia
          
Método de Ensino
          A metodologia combina aulas teóricas, estudos de caso, trabalho de campo e projetos práticos, complementados por seminários. A avaliação inclui participação, trabalhos de pesquisa e projeto final com componente aplicada ou investigativa.
Software utilizado nas aulas
          SPSS; AMOS; JAMOVI, JASP; Mendeley; Microsoft Power BI 
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
    
    

















