Publicação em Diário da República: Despacho nº 7904/2013 - 18/06/2013
8 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 4,0 OT + 4,0 O , Cód. 308129.
Docente(s)
            - Pedro Alexandre Santos de Matos (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
           Projetar uma solução de comunicação editorial eficaz, desenvolvendo um livro completo, e fazendo bom uso dos meios físicos e gráficos (suportes, texto e imagens). 
 Explorar as potencialidades da paginação e composição gráfica, composição de texto, uso de imagens (fotografias, ilustrações, ícones ou infografias) de uma forma consistente e adaptada a uma linha editorial. 
 Fomentar o rigor técnico, em termos gerais e na construções de maquetas, o cumprimento de prazos e o trabalho em equipa.
 Entender e consciencializar para a importância da identidade, coerência gráfica e das implicações económicas, de mercado e técnicas inerentes ao livro e sua produção.
Programa
          1. Contextualização histórica do livro
 A escrita e a leitura, o livro e a imprensa
2. Anatomia do livro
 Partes do livro e suas funções
 Nomenclaturas
3. Tipologias de livros
 diversidade e especificidades: livro técnico, científico, infantil, romance, poesia, álbum, ...
 Diferentes edições, fascículos, coleções
4. Características físicas do livro 
 A importância dos materiais, tipos de encadernação e outros acabamentos
 Capas, sobrecapas, guardas, miolo, estojos
5. Formatos e grelhas de paginação
 Princípios básicos de imposição e definição de tamanhos
 Relação entre conteúdos, formatos e grelhas
 Regras de definição de grelhas
 Arquitetura da página: mancha de texto, título à cabeça, numeração, notas
6. Composição de texto
 Tipos de letra para texto corrido e para outros elementos textuais
 Relação entre largura de coluna, corpo e entrelinha
7. Paginação e relação texto-imagem
 Estilos de paginação
 Relação entre conteúdos, paginação e leitura
8. Elementos visuais de inclusão
 Tipos de leitores, características e necessidades especiais
 Elementos de ajuda à leitura, entendimento e navegação
9. Livro e sustentabilidade
 Aspetos ambientais e económicos no design e na produção
Metodologia de avaliação
          A. PARTICIPAÇÃO 
Debate, autonomia, iniciativa, cumprimento de prazos e empenho demonstrados, dentro e fora da sala de aula. PONDERAÇÃO: 15%
B. TRABALHOS PRÁTICOS
Planeamento, oganização, método de trabalho e boa execucação técnica considerando: criatividade e adequação às propostas de trabalho; experimentação e exploração consequente de técnicas, ferramentas e processos de trabalho; boa finalização e apresentação, digital e física, dos trabalhos; grau de complexidade das soluções apresentadas. PONDERAÇÃO TOTAL: 75%
A avaliação dos trabalhos práticos considera o seu acompanhamento regular em aula, seguindo a planificação disponibilizada na primeira aula.
Os 3 trabalhos práticos possuem as seguintes ponderações parciais: 
1. Pesquisa sobre livro moderno: 15%
2. Design e paginação de livro: 45%
3. Pesquisa sobre livro antigo: 15%
C. MEMÓRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA
O trabalho de design e paginação de livro é acompanhado de um relatório que descreve e justifica o processo de trabalho e seu planeamento, conceito e ideias base, e formas de concretização. PONDERAÇÃO: 10%
DISPENSA DE EXAME
Cumprimento cumulativo de:
 Presença mínima em 2/3 da aulas.
 Realização de todos os trabalhos e MDJ.
 Classificação igual ou superior a 10 valores.
EXAME
Conclusão e entrega dos trabalhos em falta e/ou melhoria dos trabalhos não entregues. 
Bibliografia
          - Binns, B. (1989). Better Type. New York:  Roundtable Press Book
- Birdsall, D. (2004). Notes on Book Design. New Haven & London:  Yale University Press
- Bringhurst , R. (2013). The Elements of Typographic Style. Vancouver :  Hartley & Marks
- Faria, M.  e Pericão, M. (2008). Dicionário do Livro. Coimbra:  Edições Almedina
- Haslam, A. (2007). O Livro e o Designer II. Como Criar e Produzir Livros. São Paulo:  Edições Rosari
- Hendel, R. (2013). Aspects of Contemporary Book Design. Iowa City:  University Iowa Press
- Hochuli, J.  e Kinross , R. (1996). Designing Books. Practice and Theory. London:  Hyphen Press
- Houston, K. (2016). The Book. A cover-to-cover exploration of the most powerful object of our time. New York:  W. W. Norton & Company
- Manguel, A. (2020). Uma História da Leitura. Lisboa:  Tinta-da-China
- Müller-Brockmann, J. (1982). Sistemas de retículas. Barcelona:  Gustavo Gili
Método de Ensino
          Situado num contexto académico profissionalizante, o trabalho far-se-á com recurso a um exercício típico da profissão, apoiado por aulas teórico-práticas. Procurar-se-á estimular a experimentação e a tentativa-erro num acompanhamento individualizado.
Software utilizado nas aulas
          Adobe InDesign, Photoshop, Illustrator.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 31/2024 de 04/12
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















