Publicação em Diário da República: Despacho nº 7904/2013 - 18/06/2013
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP + 3,0 OT + 3,0 O , Cód. 308125.
Docente(s)
            - Ana Isabel e Sousa do Carmo (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          1. Criar ficheiros e identificar os parâmetros corretos para diferentes tipos de projetos editoriais.
2. Utilizar as potencialidades do software para garantir um grau de excelência na execução de projetos editoriais complexos.
3. Produzir artes-finais adequadas ao processo de impressão.
Programa
          1. Controlo e personalização do software:
 Preferências, Atalhos de teclado e Espaços de trabalho
 Organização espacial e métodos de visualização
2. Configuração do layout 
 Predefinições e modelos
 Configuração das páginas, margens, colunas e bleed
 Painel Pages, menu Layout e Page Tool
 Layouts alternativos
 Páginas mestras
 Grelhas
 Numeração, cabeçalhos e rodapés
3. Formatos de gravação e exportação
 INDD, IDML, INDT, INDB, INDL, EPUB, HTML, PDF, 
4. Formatação de texto: 
 Caixas/Frames de texto
 Primary Text Frame option (old Master)
 Placeholder text
 Opções de importação de texto
 Text Threads, Story Editor e Overset Text
 Justificação e Hifenização
 Keep Options
 Drop Caps
 Balance Ragged Lines e alinhamentos óticos;
 Open Type
 Baseline Grid
 Tabulações
 Paragraph Rules
 Pesquisar/substituir texto
 Estilos de caracter e de parágrafo
 Nested styles
 Mapear estilos
5. Controlo de objetos
 Desenhar
 Formatar e transformar objetos
 Combinar formas (Compound paths e Pathfinder)
 Criar paths a partir de texto (create outlines)
 Estilos de objetos
 Objetos ancorados
6. Preenchimento e contorno
 Propriedades do contorno (stroke)
 Propriedades do preenchimento (fill)
 Efeitos: Transparência e Blending modes
7. Imagens
 Formatos de importação (Bitmap vs. Vetorial)
 Painel Links (info)
 Linking (vincular) vs. Embeding (embutir)
 Redimensionar e enquadrar imagens
 Gridify
 Configuração de legendas
 Clipping Path
 Object layer options
 Colorir imagens grayscale
8. Tabelas 
 Criar e formatar tabelas
 Transformar texto em tabelas e vice versa
 Table styles e Cell Styles
 Imagens em tabelas
9. Listas
 Formatar listas numeradas ou com marcadores
 Alterar opções de listas numeradas
 Definir listas
 Criar legendas corridas para figuras e tabelas
10. Documentos longos
 Criação e gestão (sincronização) de um ficheiro Book
 Numeração de Páginas, Secções e Capítulos
 Variáveis de texto (Text Variables)
 Índice automático (TOC);
 Referências cruzadas (Cross-references)
 Notas de rodapé (Footnotes)
11. Maquetas e Artes-finais
 Preflight
 Package
 PDF para impressão
12. Automatismos
Metodologia de avaliação
          Aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico das Escolas do IPT.
Avaliação por Frequência e Exame resulta da seguinte ponderação: Arte-final e maqueta impressa do miolo de um livro de texto (40%) + Arte-final da capa e miolo de um livro de texto e imagens (60%)
Admissão a avaliação por exame todos os estudantes que não obtenham aprovação na época de avaliação por frequência.
Bibliografia
          - A, A. (0). Adobe InDesign CC Help. Acedido em 2 de fevereiro de 2018 em https://helpx.adobe.com/pdf/indesign_reference.pdf
- Gordon, J.  e Schwartz, R.  e Chavez, C. (2018). Learn Adobe InDesign CC for Print and Digital Media Publication: Adobe Certified Associate Exam Preparation. EUA:  Adobe Press
- Kordes Anton, K.  e DeJarld, T. (2018). Adobe InDesign CC Classroom in a Book (2019 Release). EUA:  Adobe Press
- Kvern, O. (2013). Real World Adobe InDesign CC. Berkeley, USA:  Peachpit Press
Método de Ensino
          1. Aulas expositivas e demonstrativas com apoio audiovisual.
2. Desenvolvimento de exercícios de aplicação dos conteúdos explorados.
3. Elaboração de artes-finais de livros.
Software utilizado nas aulas
          Adobe InDesign, Adobe Illustrator, Adobe Photoshop, Adobe Acrobat, Microsoft Word
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 31/2024 de 04/12
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















