Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7822/2020 - 07/08/2020
3 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 14,0 T + 28,0 TP + 14,0 OT , Cód. 820740.
Docente(s)
            - Eunice Ferreira Ramos Lopes  (2)
- José Alberto de Figueiredo Oliveira Rodrigues (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          NA
Objetivos
          Os alunos deverão ser capazes de: 
-Demonstrar competências conceptuais e de operacionalização que permitam compreender o contexto da governança e atuar no sentido de promover o desenvolvimento turístico nos níveis nacional/regional/local.
Compreender a importância do turismo enquanto atividade fautora de desenvolvimento nacional/regional e local.
-Reconhecer o processo de desenvolvimento turístico e analisar criticamente os diversos modelos de desenvolvimento espaço-temporal dos destinos de âmbito nacional, regional e local.
-Compreender a inovação e a criação de conhecimento como instrumentos primordiais de desenvolvimento dos destinos turísticos, numa época em que predomina uma forte competitividade no seio do mercado turístico. 
-Analisar o desenvolvimento turístico em Portugal, a partir da análise das competências e funções dos principais protagonistas nacionais daquela indústria.
-Conhecer as várias políticas e instrumentos comunitários de coesão territorial de fomento do turismo.
Programa
          1.Governança territorial: políticas e redes de atores
2.Políticas públicas de turismo: o papel e a intervenção do Estado no turismo.
3.Políticas comunitárias de fomento do turismo.
4.Cooperação e parcerias em turismo: a gestão pública e o setor privado.
5.Turismo e desenvolvimento regional
6.A dimensão local do turismo.
7.A problemática dos desequilíbrios espaciais.
8.Turismo, redesenvolvimento urbano e regeneração rural.
9.A gestão turística em zonas de montanha e no espaço litoral.
Metodologia de avaliação
          O método de aferição em avaliação contínua contemplará uma prova escrita que corresponderá a 50% da nota final e ainda a preparação de dois trabalhos de grupo (com ponderação de 25% cada um) que correspondem aos restantes 50% da nota final em avaliação contínua.
1. Avaliação Contínua:
1.1. Teste de avaliação contínua  50% da nota final (o aluno/a deve ter uma classificação superior a 8 valores); 
1.2. Trabalhos (em grupo): dois Trabalhos práticos  cada um com ponderação de 25% da nota final; 
2. Época de Exames:
2.1. A classificação no exame escrito equivale a 50% da nota final. Nota mínima de 8 valores.
2.2. Os trabalhos solicitados em época de frequência serão contemplados na avaliação final do exame (com uma ponderação de 50% na nota final do exame). Nota mínima dos dois trabalhos de 8 valores.
Bibliografia
          - Buhalis, D.  e Costa, C.  e Panyik, E. (2014). European Tourism Planning and Organisation Systems: The EU Member States. .  Bristol:  Channel View Publications
- Costa, C.  e Panyik, E.  e  Buhalis, D. (2013). Trends in European Tourism Planning and Organisation... Bristol:  Channel View Publications.
- Romão, J. (2013). Turismo e Lugar: diferenciação territorial, competitividade e sustentabilidade em turismo.. Lisboa:  Escolar Editora
- Sharpley, R.  e Telfer, D. (2014).  Tourism and Development: Concepts and Issues. 2nd ed.. Bristol:  Channel View Publications: 
Método de Ensino
          As metodologias de ensino deverão compreender três tipologias:
-O método expositivo;
-O método interrogativo;
-método demonstrativo.
Software utilizado nas aulas
          
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº236 de 26/02/2025
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















