Publicação em Diário da República: Despacho nº 3393/2016 - 04/03/2016
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 915232.
Docente(s)
            - Sérgio Paulo Leal Nunes (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Os estudantes devem ser capazes de: a) compreender os conceitos, teorias, modelos e políticas económicas basilares e relevantes da economia; b) desenvolver capacidades de identificação, análise e resolução de problemas de natureza económica; c) aplicar técnicas de cálculo usadas pela ciência económica actual
Programa
          1.	MACROECONOMIA: A VISÃO PANORÂMICA DA ECONOMIA
1.1.	As principais questões macroeconómicas
1.2.	Políticas macroeconómicas
1.3.	A questão da agregação
2.	MEDIÇÃO DA ACTIVIDADE ECONÓMICA
2.1.	O Produto Interno Bruto
2.2.	Taxa de Desemprego
2.3.	Nível de preços e Inflação
3.	CRESCIMENTO ECONÓMICO E PRODUTIVIDADE
3.1.	Taxas de crescimento e níveis de vida
3.2.	Produtividade do trabalho: conceitos e determinantes
3.3.	Crescimento económico: custos e limites
4.	EMPREGO E SALÁRIOS
4.1.	Tendências no mercado de trabalho
4.2.	A oferta e a procura no mercado de trabalho
4.3.	Salários reais e emprego
4.4.	Desemprego: tipos e custos
5.	A POUPANÇA E A FORMAÇÃO DE CAPITAL
5.1.	Poupança e riqueza
5.2.	 A poupança nacional e as suas componentes
5.3.	Investimento e formação de capital
5.4.	Os mercados financeiros
6.	PROCURA AGREGADA E PRODUÇÃO DE CURTO PRAZO
6.1.	O modelo keynesiano simples
6.2.	A procura agregada
6.3.	Estabilizar a procura agregada: o papel da política orçamental
Metodologia de avaliação
          A avaliação não deverá ser considerada como o objectivo principal da aprendizagem realizada. Deverá ser tomada, apenas (ainda que inevitável), como uma das suas consequências.
A avaliação tomará a forma de um portfólio de avaliação.
O aluno tem a possibilidade de construir, através de monografias, relatórios, ensaios, reflexões, integração em projectos de investigação aplicada, etc., até 50% (no máximo) da sua nota final.  A ponderação de cada momento de avaliação é decidida pelo aluno, devidamente orientado pelo docente.
O objectivo é o de que o aluno tome uma parte activa e responsável na sua avaliação, dentro de um limite considerado científica e pedagogicamente razoável.
A avaliação contínua terá, assim, como suporte as seguintes componentes:
1.	A classificação obtida na frequência (realizada no último dia de aulas do semestre): entre 50 e 100% da nota final (se o aluno realizar trabalhos);
2.	A apresentação e discussão de trabalhos práticos, desenvolvidos individualmente (ou em grupo): entre 0% e 50% da nota final.
A nota final é a média ponderada de cada uma das componentes referidas: isto é, em termos limites: se o aluno não realizar nenhum trabalho a frequência é valorizada em 100%; se o aluno chegar ao máximo da valorização dos trabalhos (50%), a frequência será valorizada em 50%.
Bibliografia
          - Bernanke, B.  e Frank, R. (2012). Princípios de Economia. Lisboa:  McGraw-Hill
- Nordhaus, W.  e Samuelson, P. (2011). Economia. Lisboa:  McGraw-Hill
Método de Ensino
          Aulas teóricas; Aulas práticas; Trabalhos individuais e de grupo e reflexão e discussão perante temas chave da actualidade. 
Software utilizado nas aulas
          
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº229 de 06/11/2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















