Publicação em Diário da República: Despacho nº 3393/2016 - 04/03/2016
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP , Cód. 9152315.
Docente(s)
            - Maria de Fátima Rodrigues Pedro (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Discutir e reflectir sobre os princípios éticos do consumo;
Perceber os agentes e as dinâmicas dos mercados;
Conhecer os principais métodos de estudo;
Elaborar uma estratégia de marketing;
Conhecer as especificidades do marketing e da gestão da marca.
Programa
          I - Introdução.
1-Princípios do marketing (história e ética empresarial);
2-Função marketing: conceitos, definições e evolução.
II - Compreender o mercado.
1-Análise do mercado e do dos seus atores;
2-Os estudos de mercado;
3-Teorias e modelos explicativos do comportamento do consumidor;
4-Segmentação;
5-Posicionamento.
III - A marca.
IV - Estratégia, planeamento e controlo de marketing.
1-Estratégia e plano de marketing;
2-O planeamento e o controlo de marketing.
Metodologia de avaliação
          Avaliação contínua: 
A avaliação continua é constituída por duas componentes: um trabalho prático (C1), com apresentação e discussão, obrigatória para todos os elementos do grupo, ponderação de 40%, nota mínima de 10 (dez) valores e um teste escrito (C2), ponderação de 60%, nota mínima de 8 (oito) valores.
A Classificação final é expressa por (CF=0,40C1+0,60C2), desde que a nota mínima tenha sido obtida em cada um dos componentes de avaliação. Caso contrário, a classificação final será igual à menor das classificações C1 ou C2.    
Os alunos são aprovados à unidade curricular se a classificação final dos dois componentes de avaliação, arredondada às unidades, for superior ou igual a 10 (dez) valores. 
 
Avaliação não contínua:  
A avaliação não contínua é constituída por um teste escrito (100%), realizado sem qualquer elemento de consulta. 
Os alunos são aprovados à unidade curricular se a classificação final, arredondada às unidades, for superior ou igual a 10 (dez) valores.
Bibliografia
          - Celeste, P.  e L., M. (2022). Marketing Performance - 80 métricas de marketing e vendas. Lisboa:  Clube do Autor
- Chernev, A. (2018). Strategic Marketing Management. USA:  Cerebellum Press
- Dionísio , P.  e Outros, . (2018). Mercator 25 anos - O Marketing na Era Digital Teoria e Prática. Lisboa:  Publicações Dom Quixote
- Ferreira, J. (2019). Controlo de Gestão em Marketing. Lisboa:  Actual
- Kotler, P.  e Outros, . (2018). Principles of Marketing . UK:  Prentice Hall
- Maçães, M. (2019). Marketing Estratégico. Lisboa:  Actual
Método de Ensino
          O ensino visa promover a leitura e discussão de estudos de caso, a realização de trabalhos de curta e média duração, assim como a exposição de conceitos e o visionamento de casos.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº229 de 06/11/2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















