Publicação em Diário da República: Despacho nº 14312/2015 - 02/12/2015
4 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 912323.
Docente(s)
            - Luís Carlos Duarte dos Reis (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          Com esta disciplina pretende-se que os alunos tenham um contacto prático com a realidade industrial de topo. Competir no mundo atual e com a economia atual é cada vez mais exigente e desafiante para as empresas de serviços ou de produção de bens.
Desafios como a adaptação constante às tendências de mercado têm levado à necessidade de adotar novas metodologias organizacionais que garantam equipas flexíveis, inovadoras e principalmente ágeis, capazes de entregar produtos/serviços de qualidade o mais eficiente possível, neste ambiente volátil e de incerteza (VUCA) torna-se um desafio constante.
Algumas das chaves para o seu sucesso passam por terem uma estratégia de fácil adaptabilidade, totalmente flexíveis nos processos e na sua organização humana, assentes numa estratégia de desenvolvimento e modernização, mas ao mesmo tempo com total foco nos resultados operacionais. Isto só ocorre com lideranças fortes, coesas, focadas no futuro.
Programa
          1  Introdução às Organizações Industriais
O que é?
Tipos de organizações industriais
Mercados 
Pessoas
2  Gestão Industrial
Competitividade
Previsão da procura
Papel das finanças
3  Organização e modernização industrial
Análise de necessidades
Estratégias de modernização
4 - Estruturas de mercado 
Modelos Oligopólio
Modelo Cournot
Modelo Bertrand
Modelo Stackelberg
5 - Sistemas de controlo e gestão operacionais 
Tipologias de processos produtivos
Implementação de um sistema de produção
Dados
Pessoas 
Visualização
Rotinas
Qualidade
Sistemas de produção
Melhoria continua / Lições aprendidas
6 - Ferramentas de apoio á eficiência 
Eliminação de desperdícios (waste)
Std Work (trabalho normalizado)
VSM (Value Stream Mapping)
SMED (Single Minute Exchange Die)
Problem solving (resolução de problemas)
Metodologia de avaliação
          Avaliação contínua:
- Avaliação de conhecimentos será feita através da apresentação de um trabalho sobre um tema
subjacente à disciplina (80%) e entrega do relatório escrito sobre o tema (20%). Este trabalho sempre que possível deverá ser construído no âmbito laboral, no caso de o Aluno ser trabalhador estudante. O trabalho escolhido terá de ser pré-acordado com o docente da disciplina.
Avaliação Época normal e Recurso:
- A avaliação de conhecimentos será feita através de uma prova escrita (100%).
Bibliografia
          - Bagno, R.  e Pereira, M. (2018). Tópicos Selecionados em Organização Industrial: um Guia para o Ensino Superior. (Vol. 1). (pp. 254). Belo Horizonte Fabrefactum:  Belo Horizonte Fabrefactum
- Belleflamme, P.  e Peitz, M. (2015). Industrial Organization, Markets and Strategies. (Vol. 2). Cambridge University Press:  Cambridge University Press
- Cabral, L. (2017). Introduction to Industrial Organization. Cambridge, MA:  MIT Press
- Pepall, L.  e Richards, D.  e Norman, G. (2014). Industrial Organization: Contemporary Theory and Empirical Applications. (Vol. 5th). Wiley-Blackwell:  5th edition, Wiley-Blackwell
- SERRA, F.  e SANTOS, J.  e FERREIRA, M. (2008). Ser Empreendedor - Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa. (Vol. 1). (pp. 378). Edições Sílabo:  Edições Sílabo
(2005). Gestão de Projectos. Lisboa:  Editora Monitor
(2006). Gestão Moderna de Projectos: Melhores Técnicas e Práticas. Lisboa:  FCA
(2007). Project Management Professional. Canadá:  John Wiley & Sons
(2007). Project Management in Practice. Canadá:  Editora John Wiley & Sons
Método de Ensino
          A matéria será apresentada nas aulas com recurso a apresentações e ao método expositivo/interrogativo e ativo, fomentando a discussão e reflexão de aspetos teóricos, e
apresentando exemplos práticos.
Software utilizado nas aulas
          Microsoft Teams;
PowerPoint;
Word;
Excel;
PDF.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião de 01/04/2025
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















