Publicação em Diário da República: Despacho n.º 428/2023 de 09/01/2023 + RA-EF/641/2011/AL04 de 22/01/2025
4 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 28,0 TP + 2,0 OT , Cód. 8297224.
Docente(s)
            - Hália Filipa da Costa Santos (1)(2)
- Cláudia Liliana Sousa Rosa Henriques  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          NA
Objetivos
          1.Na componente da Ética, enquadrar e analisar temáticas transversais ao exercício do Jornalismo e da Comunicação Empresarial.
2.Na componente do Direito, reconhecer e fazer uma análise jurídica básica dos múltiplos problemas jurídicos característicos da Comunicação Social e da legislação aplicável.
Programa
          Ética e Deontologia
1. Noções de Ética e contextualização teórica
2. Códigos de Ética, Códigos Deontológicos e Auto Regulação (Livros de Estilo, Provedores, Conselhos de Redação)
3.Ética e Deontologia no Jornalismo: análise de casos
4. Ética na Comunicação Audiovisual: análise de casos 
5. Ética nas Relações Públicas e na Assessoria de Imprensa: análise de casos
6. Ética na Publicidade  
 
Direito da Comunicação 
CAPÍTULO I 
FONTES DO DIREITO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL
1. A Constituição da República Portuguesa - Princípios e Direitos Fundamentais 
2. Convenções Internacionais 
3. Direito Comunitário 
4. Direito Interno 
CAPÍTULO II 
OS DIREITOS DOS JORNALISTAS 
1. A liberdade de expressão e de informação 
2. O Direito de acesso às Fontes de Informação  
3. O Direito de sigilo profissional  
4. A garantia de independência  
5. O direito de participação  
6. Liberdade de expressão e de criação  
6.1. Regime geral do direito de autor  
6.2. O direito de autor e a proteção de obras jornalísticas  
CAPÍTULO III 
A LIBERDADE DE EMPRESA
1. O direito à livre criação de jornais 
2. O direito à criação de empresas de radiodifusão sonora televisiva 
CAPÍTULO IV 
GARANTIAS DE INDEPENDÊNCIA E PLURALISMO NA COMUNICAÇÃO SOCIAL
1. Os princípios fundamentais 
2. O serviço público de rádio e televisão  
CAPÍTULO V 
LIMITES À LIBERDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 
1. Infrações cometidas através da Comunicação Social  
1.1. Responsabilidade Criminal, Civil e Contraordenacional 
1.2. Responsabilidade disciplinar dos Jornalistas 
2. O direito de resposta e retificação 
3. Os limites positivos e negativos à liberdade de programação 
CAPÍTULO VI 
PUBLICIDADE 
1. Noção e modalidades da comunicação comercial audiovisual. 
2. Princípios gerais da publicidade e restrições ao seu conteúdo e objeto. 
3. Publicidade na televisão e na rádio.
Metodologia de avaliação
          AVALIAÇÃO POR FREQUÊNCIA:
Módulo de Ética: 
- Prova escrita (50%) 
Módulo de Direito: 
- Uma prova escrita (50%) 
O/A estudante obtém aprovação à UC, estando dispensado/a de Exame, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT. 
EXAME (Normal, Recurso e Especial):
Prova escrita: 100% 
O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT. 
NOTAS IMPORTANTES:
Em qualquer das épocas de avaliação, para aprovação à UC o/a estudante, tem de obter a nota mínima de 10 em cada um dos módulos (Ética e Direito), resultando a nota final da média ponderada dos dois módulos (50%+50%). 
Bibliografia
          - Arons de Carvalho, A.  e Baptista, C. (2018).  Ética Jornalística para o Séc. XXI.. Coimbra:  Imprensa da Universidade de Coimbra
- Camponez, C. (2011). Deontologia do Jornalismo.. Coimbra:  Almedina
- Fidalgo, J. (2007). O lugar da ética e da auto-regulação na identidade profissional dos jornalistas.. Braga:  CECS
- Vários, V. (2007). Direito da Comunicação - Lições. Coimbra:  Almedina
Método de Ensino
          A matéria será apresentada de forma expositiva, com recurso a bibliografia, códigos, regulamentos, artigos de opinião e conteúdos publicados nos Média e nas Redes Sociais.
Consulta e análise de legislação. Discussão de casos práticos.
Software utilizado nas aulas
          Ferramentas de elearning
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião de 01/04/2025
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















