Publicação em Diário da República: Despacho n.º 428/2023 de 09/01/2023 + RA-EF/641/2011/AL04 de 22/01/2025
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 42,0 TP + 2,0 OT , Cód. 829711.
Docente(s)
            - Maria da Conceição Correia Salvado Pinto Pereira Barras Romana (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          N/A
Objetivos
          A- Entender a Língua Portuguesa como um instrumento de acesso a formas de representação da mundivisão e da mundividência, aprendendo casos paradigmáticos de realização linguística
coerente e coesa de representação
B- Desenvolver competências gramaticais no âmbito do texto e do discurso, assim como as formas de realização enunciativas
C- Compreender e interpretar textos orais e escritos, de acordo com as teorias interpretativas e de análise do discurso.
D- Adquirir técnicas de expressão oral e escrita. Dominar as noções de espaço e de tempo na realização e projeção do discurso; dominar o estilo de escrita adequado às diversas realizações.
Programa
          1. Formas de Comunicação:
1.1.Comunicação não-verbal;
1.2.Comunicação verbal: Modalidade escrita; modalidade oral:  Comunicação interlocutiva e monolocutiva.
2. Expressão oral: Especificidade do modo oral. Discurso espontâneo e discurso preparado. 
2.1.Teoria da Enunciação; modalização do discurso.
2.2. A adequação dos registos e variedades de língua às diferentes situações de interação verbal.
2.3.Interação verbal - competência comunicativa; componentes da interação verbal: atores e contexto;
2.4.Analise da conversação; realização linguística e desigualdade social; os discursos da diferença.
2.5. A técnica da entrevista (os tipos, a preparação do texto orientador e a postura).
3. Expressão escrita: planificação; textualização; revisão.
Princípios constitutivos do texto: a textualidade - coesão, conexão, coerência e a heterogeneidade composicional dos textos.  Alguns exemplos 
4.Enriquecimento do léxico adequado à produção do discurso nas diferentes situações de comunicação escrita e oral.
- aplicação da matéria lecionada em aula -  Exercícios práticos de expressão oral e de expressão escrita. Simulação de entrevistas; a leitura de diferentes tipos de textos
Metodologia de avaliação
          Avaliação por frequência (Contínua e cumulativa):
- Práticas desenvolvidas em contexto de aula (10%);
- 1ª Prova escrita (45%)- nota mínima 8
- 2ª Prova escrita (45%) - nota mínima 8
Avaliação por Exame (normal e recurso):
- prova escrita  100%
A avaliação é feita de acordo com o disposto no Art.º 11º do Regulamento Académico das Escolas do IPT. Estão dispensados/as de Exame os/as estudantes que em avaliação por frequência obtenham nota igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia
          - Figueiredo, E. (2003). Dicionário Prático para o Estudo do Português- da Língua aos Discursos. Porto:  Porto Editora
- Hall, E. (2005). A Dimensão Oculta. Lisboa:  Relógio D'Agua
- Mira Mateus, M. (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa:  Caminho
- Oliveira, M. (2005). Fábrica do texto. Cascais:  Arte Plural
Método de Ensino
          a)Aulas teóricas expositivas
b)aulas teórico-práticas onde se propõe a realização de exercícios de aplicação prática.
c)Tutorias.
Software utilizado nas aulas
          
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 05 de dezembro de 2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















