Publicação em Diário da República: Despacho n.º 6647/2020 - 25/06/2020
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 56,0 TP , Cód. 65167.
Docente(s)
- Marco António Mourão Cartaxo (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Desenvolvimento de competências para:
- compreender e entender o conceito de Ambiente;
- prever e interpretar efeitos ambientais adversos ao equilíbrio dos ecossistemas naturais;
- interpretar a legislação ambiental;
- Compreender os fundamentos tecnológicos para a remediação de efeitos.
Programa
Componente teórica:
1-Conceito de poluição e de contaminantes. Processos irreversíveis.
2-Legislação, Regulação e Ética do ponto de vista ambiental. Acordos internacionais.
3-A ação da Agência Portuguesa do Ambiente.
4-Classes de poluentes.
5-Poluição hídrica
-Características dos efluentes líquidos. Características dos poluentes. Indicadores de eficiência.
-Níveis e tipos de tratamento.
-Funcionamento global de uma ETAR.
-Sistemas de tratamento primário, secundário e terciário.
6-Poluição atmosférica
-Contaminantes primários e secundários. Indicadores e o caso especial do dióxido de carbono.
-Produção de energia. Fontes móveis e estacionárias.
-Emissão e dispersão de contaminantes. Efeitos meteorológicos.
-Sistemas de tratamento para os principais contaminantes.
7- Resíduos sólidos e poluição dos solos
- Sistemas de gestão de resíduos. Aterros sanitários. Tratamento de resíduos sólidos.
- Principais poluentes dos solos. Técnicas de remoção de poluentes e de remediação de solos.
Componente prática:
1-Determinação do teor de um contaminante numa água.
2-Ensaios de produção e tratamento de lamas.
3-Contaminação e descontaminação de um solo.
4-Visitas de estudo (caso sejam possíveis de realizar).
Metodologia de avaliação
A classificação final é obtida pela média ponderada entre a classificação obtida em prova escrita em época de frequência ou em época de exame (75%), e a classificação obtida nos trabalhos laboratoriais e visitas de estudo e respetivos relatórios (25%).
Bibliografia
- Baird, C. e Cann, M. (2012). Environmental chemistry. New York: W. H. Freeman
- Davis, M. e Cornwell, D. (1998). Introduction to environmental engineering. Boston: McGraw-Hill
- Sincero, A. e Sincero, G. (1996). Environmental engineering: a design approach. New Jersey: Prentice Hall
Método de Ensino
Aulas teóricas onde são lecionados os fundamentos teóricos. Aulas práticas onde se realizam exercícios e trabalhos de laboratório onde se aplicam os conceitos estudados na componente teórica.
Caso seja possível, serão realizadas visitas de estudo.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 14 de setembro de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)