Publicação em Diário da República: Aviso n.º 10753/2023 de 01/06/2023
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 52,50 TP , Cód. 65899.
Docente(s)
- Rafael Oliveira (2)
- João Paulo Reis Gonçalves Moreira de Brito (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de biologia
Objetivos
- Conhecimentos: Desenvolver um conhecimento geral das aplicações da Fisiologia do Exercício às atividades físicas e desportivas, Conhecer e explicar as especificidades das adaptações fisiológicas crónicas e agudas ao esforço em função da idade; Conhecer os processos adaptativos e mecanismos de fadiga; Conhecer os mecanismos e limites biológicos da adaptabilidade e treinabilidade humanas; Descrever os processos metabólicos aeróbios e anaeróbios; Conhecer as principais adaptações ventilatórias, cardiorrespiratórias, hemodinâmicas, neuromusculares e neurohormonais durante uma ou mais sessões de atividade física. Competências: a) Avaliar e interpretar as vias energéticas, os parâmetros hemodinâmicos, cardíacos e ventilatórios, o limiar anaeróbio por lactatémia e as capacidades funcionais; Controlar e avaliar as características gerais dos exercícios, através do consumo de oxigénio, frequência cardíaca, pressão arterial e escala de perceção subjetiva de esforço; Capacidade de controlar os princípios fisiológicos envolvidos nas adaptações cardiovasculares e neuromusculares.
Programa
A - Conceitos de estímulo e adaptação
a) Controlo e análise dos processos adaptativos
b) Noção de adaptação, homeostasia e heterostasia
c) Noção de estímulo como carga funcional
d) Características do estímulo
e) Relação estímulo e adaptação
f) Síndrome geral de adaptação ao Stress
B - Bioenergética
Noções gerais de bioenergética
a) Calorimetria direta e indireta
b) Metabolismo energético a nível muscular esquelético
c) Processo anaeróbio aláctico
d) Processo anaeróbio láctico
e) Processo aeróbio
f) Adaptações metabólicas: aumento das reservas e da atividade enzimática
g) Custo e dispêndio energético e parâmetros de quantificação
C Adaptações pulmonares
Efeitos da atividade física sobre:
a) Função ventilatória
b) Volumes e capacidades pulmonares
c) Relação ventilação/perfusão
d) Noção de consumo máximo de oxigénio e de consumo peak de oxigénio
e) Limiar anaeróbio ventilatório
f) Limiar anaeróbio por lactatémia
g) Quociente respiratório
h) Equivalentes respiratórios
D Adaptações cardiovasculares
Efeitos da atividade física sobre:
a) Função muscular cardíaca
b) Débito cardíaco, frequência cardíaca e volume sistólico, volume diastólico, volume sistólico e diastólico final, fração de ejeção
c) Pressão arterial sistólica, diastólica, média e diferencial
d) Resistência vascular periférica
e) Adaptações cardiovasculares em diferentes tipos de atividade física
E Adaptações musculares
a) Fatores nervosos, musculares e mecânicos
b) Tipos de manifestação da força (força máxima, força rápida, força de resistência). Ciclo muscular de alongamento-encurtamento.
c) Especificidade e sobrecarga - Formas de adaptação neuromusculares: melhoria dos processos coordenativos, remodelação muscular e hipertrofia
d) Reservas de energia para o trabalho muscular, fonte glucídica e lipídica. Papel das proteínas, catabolismo e anabolismo proteico na adaptação hipertrófica.
F Introdução ao estudo da fadiga
e) Definição conceptual; diferentes tipos de fadiga; prevenção e diagnóstico precoce
f) Sobretreino, sobre uso e lesão
G Ergometria
a) Delimitação conceptual.
b) Determinação do consumo máximo de oxigénio: provas laboratoriais e de terreno; provas diretas e indiretas.
H Adaptações endócrinas, termorregulação, equilíbrio hídrico e eletrolítico durante a atividade física
a) Funções de regulação endócrina em situações de esforço
b) Termorregulação na prática física:
I. Mecanismos de troca de calor com o envolvimento
II. Volémia e conteúdo de água nos tecidos e fluidos corporais
c) Desidratação e hidratação em esforço
d) Perda de líquidos e rendimento desportivo
Metodologia de avaliação
Regime de avaliação contínua: 1 teste escrito realizado na plataforma moodle e apresentação de trabalho temático, com classificação igual ou superior a 9,5 valores em cada uma das avaliações. Classificação final= média aritmética dos 2 elementos de avaliação.
No regime avaliação final (época normal, de recurso ou especial) a avaliação é composta por: 1 prova oral e 1 prova escrita, com nota mínima em cada prova de 9,5 valores. A classificação final é calculada pela fórmula =(prova oral + prova escrita)/2. Alunos em situação especial: todos os elementos de avaliação serão realizados em data a acordar com o aluno.
Bibliografia
- ASEP, A. e , . (2016). ASEP's Exercise Medicine Text for Exercise Physiologists. USA: Bentham Science Publishers
- Brito, J. e E outros, E. (2018). Fisiologia do Exercício Fichas de Prática Laboratorial.. Rio Maior, Portugal: Ed. Escola Superior de Desporto de Rio Maior Instituto Politécnico de Santarém
- McArdle, W. e Katch, I. e Katch , V. (2015). Essentials of Exercise Physiology. USA: Lippincott Williams and Wilkins
Método de Ensino
Procura-se favorecer um ensino participativo, em que o estudante aprende participando e contribuindo para o conhecimento e é sujeito ativo e crítico no processo de aprendizagem estimulando o seu pensamento crítico, criativo e ético.
Software utilizado nas aulas
N/A
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável