Publicação em Diário da República: Aviso n.º 10753/2023 de 01/06/2023
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 37,50 TP , Cód. 658920.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
Pretende-se que os alunos consigam identificar e analisar o fenómeno do Empreendedorismo, que detenham os principais conceitos, modelos e ferramentas que os habilitem a participar inteligentemente no processo de criação e gestão de start-ups e que adquiram uma predisposição positiva para o processo.
Programa
I - INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO 1. Empreendedorismo; conceitos gerais. 2. O Empreendedorismo em Portugal e no mundo. 2.1. O empreendedorismo e a atividade económica. 2.2. Determinantes nacionais do empreendedorismo. 2.3. Determinantes pessoais do empreendedorismo. 2.4. Influência da esfera nacional cultural. 2.5. Notas finais. II - O EMPREENDEDOR 1. Definições de empreendedor. 2. A decisão de empreender. 3. O histórico do empreendedor. 4. Diferenciar inventores, empreendedores e gestores. 5. Características genéricas do empreendedor bem sucedido. 6. A equipa da nova empresa. III - O PROCESSO DE INOVAÇÃO E A IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES. 1. Oportunidades e ideias. 2. Fontes de novas ideias. 3. Tendências na envolvente ambiental e oportunidades. 4. Métodos de geração de novas ideias. 5. Avaliação das ideias. 6. A proteção da propriedade intelectual. 6.1. Patentes. 6.2. Marcas. 6.3. Direitos de autor. 7. O modelo de negócio (A Tela do Modelo de Negócio). 8. Franchising. IV - O PLANO DE NEGÓCIOS 1. Utilidade e as partes componentes do Plano de Negócios. 2. Análise e formulação da Estratégia da nova empresa. 3. O Plano de Marketing da nova empresa. 4. Reunião e gestão dos Recursos Humanos. 5. A Forma Jurídica e as formalidades da criação da nova empresa. 6. O Financiamento da nova empresa. 7. Análise Económico-Financeira da nova empresa. 8. A apresentação do Plano de Negócios.
Metodologia de avaliação
Bibliografia
Método de Ensino
Software utilizado nas aulas