Publicação em Diário da República: Aviso n.º 10753/2023 de 01/06/2023
6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 658916.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
Nesta unidade curricular, o aluno deve atingir os seguintes objetivos: 1. Conhecimentos Conhecer, analisar e discutir o modelo de intervenção pedagógica em desporto, de modo a otimizar o desempenho nas funções profissionais dos técnicos (treinadores, instrutores e professores); Conhecer e discutir o processo de planeamento estratégico e operacional dos técnicos de desporto, percebendo as decisões tomadas e as suas consequências para o desenvolvimento dos praticantes; Adquirir conhecimentos e refletir sobre as competências que tornam eficaz a intervenção técnico-pedagógica, promovendo a discussão sobre as variáveis que implicam com o sucesso pedagógico e profissional; Conhecer as competências pedagógicas e de intervenção pedagógica em desporto e desenvolver o sentido de análise e crítica, através da observação de prática desportiva. 2. Competências Pesquisar e interpretar a investigação em Pedagogia do Desporto; Planear e intervir com o desporto para diferentes grupos em contextos simulados e reais; Desenvolver a autoanálise acerca da sua intervenção pedagógica em desporto; Apresentar o relatório da autoanálise; 3. Atitudes Evidenciar atitude científica, na pesquisa e no desenvolvimento dos seus relatórios, construindo com rigor e com qualidade os seus produtos; Intervir ativamente na discussão dos diversos temas relativos à Pedagogia do Desporto.
Programa
1. A relação pedagógica em desporto; 2. As competências profissionais do técnico de desporto; 3. O planeamento em Desporto a. Definição e operacionalização dos objetivos da intervenção em desporto; b. O planeamento dos ciclos de sessões; c. O plano da sessão; 4. As principais funções pedagógicas em desporto; 5. A instrução e o feedback pedagógico: sua importância na aprendizagem e na motivação; 6. A disciplina e o clima relacional e a segurança em desporto; 7. Análise, observação e discussão de situações de ensino e aprendizagem; 8. A intervenção profissional e o código de conduta; 9. A investigação em Pedagogia do Desporto.
Metodologia de avaliação
Bibliografia
Método de Ensino
Software utilizado nas aulas