IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2023/24

Tecnologia no Desporto

Pedagogia do Desporto

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso n.º 10753/2023 de 01/06/2023

6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 658916.

Docente(s)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
Nesta unidade curricular, o aluno deve atingir os seguintes objetivos: 1. Conhecimentos • Conhecer, analisar e discutir o modelo de intervenção pedagógica em desporto, de modo a otimizar o desempenho nas funções profissionais dos técnicos (treinadores, instrutores e professores); • Conhecer e discutir o processo de planeamento estratégico e operacional dos técnicos de desporto, percebendo as decisões tomadas e as suas consequências para o desenvolvimento dos praticantes; • Adquirir conhecimentos e refletir sobre as competências que tornam eficaz a intervenção técnico-pedagógica, promovendo a discussão sobre as variáveis que implicam com o sucesso pedagógico e profissional; • Conhecer as competências pedagógicas e de intervenção pedagógica em desporto e desenvolver o sentido de análise e crítica, através da observação de prática desportiva. 2. Competências • Pesquisar e interpretar a investigação em Pedagogia do Desporto; • Planear e intervir com o desporto para diferentes grupos em contextos simulados e reais; • Desenvolver a autoanálise acerca da sua intervenção pedagógica em desporto; • Apresentar o relatório da autoanálise; 3. Atitudes • Evidenciar atitude científica, na pesquisa e no desenvolvimento dos seus relatórios, construindo com rigor e com qualidade os seus produtos; • Intervir ativamente na discussão dos diversos temas relativos à Pedagogia do Desporto.

Programa
1. A relação pedagógica em desporto; 2. As competências profissionais do técnico de desporto; 3. O planeamento em Desporto a. Definição e operacionalização dos objetivos da intervenção em desporto; b. O planeamento dos ciclos de sessões; c. O plano da sessão; 4. As principais funções pedagógicas em desporto; 5. A instrução e o feedback pedagógico: sua importância na aprendizagem e na motivação; 6. A disciplina e o clima relacional e a segurança em desporto; 7. Análise, observação e discussão de situações de ensino e aprendizagem; 8. A intervenção profissional e o código de conduta; 9. A investigação em Pedagogia do Desporto.

Metodologia de avaliação

Bibliografia

Método de Ensino

Software utilizado nas aulas

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado