Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12802/2021 de 29/12/2021
3 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 37,50 TP , Cód. 62231.
Docente(s)
- Eleonora Beatriz dos Santos Melo da Silva (2)
- Rosa Brígida Almeida Quadros Fernandes (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não existem pré-requisitos.
Objetivos
1. Dotar os alunos de ferramentas necessárias à modelação e à resolução de problemas por meio de alguns modelos:
1.1. matemáticos e
1.2. estatísticos.
2. Desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico, analítico e crítico.
Programa
I BREVES NOÇÕES DE ANÁLISE MATEMÁTICA REAL
1.1. Significado da subtração, divisão, potência, radiciação e logaritmação. Múltiplos e submúltiplos da unidade, respetivos símbolos e prefixos.
1.2. Propriedades das operações de adição e multiplicação. Definição de potência de expoente inteiro.
1.3. Adição e subtração de múltiplos de potências usando a definição de potência e a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição ou subtração.
1.4 Multiplicação de frações com unidade.
1.5. Elemento neutro da multiplicação. Fator de conversão entre unidades.
1.6. Simplificação de expressões numéricas incluindo frações e potências usando as propriedades das operações.
1.7 Conceito de função real de variável real. Variáveis dependentes e independentes. Representação gráfica de funções. Utilização da linguagem simbólica para sistematização de um problema prático.
1.8 Estudo da função afim, quadrática e trigonométrica e suas aplicações.
1.9 Frequência, período e amplitude de um MHS.
1.10 Exemplo de um modelo matemático na proteção civil: Alerta vermelho.
II. ESTATÍSTICA DESCRITIVA
2.1 Conceitos iniciais.
2.2 A recolha de dados.
2.3 Tipos de variáveis/dados. Classificação quanto à natureza e escala.
2.4 Tabela de distribuição de frequências.
2.5 Representações gráficas.
2.6 Características amostrais: medidas de localização, de dispersão e de forma.
2.7 Diagrama de extremos e quartis. Outliers.
2.8 Interpretação e análise de diagramas de extremos e quartis.
2.9 Resolução de exercícios envolvendo diagramas de extremos e quartis.
2.10 Modelos estatísticos.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: média pesada de dois testes, T1 e T2, realizados em sala de aula, em data a combinar com os estudantes. A nota final será:
nota final de avaliação contínua = 1/3*T1+2/3*T2;
O aluno é dispensado de exame se tiver um mínimo de oito valores, num total de vinte valores em cada um dos dois testes (T1 e T2 >=8) e nota final de avaliação contínua superior ou igual a 9,5 valores. No caso de o aluno faltar ou não obter o mínimo numa das partes a nota lançada será, respetivamente, faltou ou a nota mais baixa obtida nos dois testes.
Avaliação por exame (normal ou recurso ou trabalhador ou época especial): um teste escrito composto por duas partes, P1 e P2, incluindo toda a matéria lecionada em sala de aula.
A nota final será:
nota final de exame = 1/3*P1+2/3*P2;
O aluno é aprovado se obtiver um mínimo de 9,5 valores. No caso de o aluno faltar ou não obter o mínimo numa das partes a nota lançada será, respetivamente, faltou ou a nota mais baixa obtida nos dois testes.
Bibliografia
- Fernandes, R. (0). Rosa Brígida, conteúdos matemática e física. Acedido em 8 de julho de 2021 em https://doctrino.ipt.pt/course/view.php?id=4794
- Khan Academy, A. (0). Estatística do ensino Secundário. Acedido em 4 de setembro de 2023 em https://pt-pt.khanacademy.org/math/probability/xa88397b6:display-quantitative
- Khan Academy, A. (0). Funções. Acedido em 4 de setembro de 2023 em https://pt-pt.khanacademy.org/math/algebra/x2f8bb11595b61c86:functions
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas, em que se expõem e exemplificam as matérias respeitantes a cada um dos conteúdos programáticos, incentivando-se a participação ativa por parte dos alunos.
Software utilizado nas aulas
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 13/2024 de 10/01
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)