Publicação em Diário da República: Despacho n.º 12802/2021 de 29/12/2021
2 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 S , Cód. 62239.
Docente(s)
- Sónia Cristina Moreira Soares de Jesus Dias (2)
- Maria Graciete da Purificação Reis Henriques Honrado (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Preparar os alunos para saber utilizar e fomentar a criatividade, deter capacidade analítica, efetuar aproximações à resolução de problemas, e encorajar a iniciativa individual e coletiva.
Programa
A criatividade e a geração de ideias:
- A criatividade;
- Os requisitos da criatividade;
- Técnicas de geração de ideias;
- Da criatividade à inovação.
O processo criativo.
A atitude criativa.
A criatividade como estratégia competitiva.
Da tecnologia à criatividade, um novo modelo de competitividade.
Características da pessoa criativa.
Fatores de sucesso.
Barreiras e bloqueios mentais.
Técnicas e ferramentas para o desenvolvimento da criatividade e a geração de ideias criativas.
Ferramentas de apoio ao processo criativo.
Ideias práticas para converter as ideias criativas em inovações ou projetos empresariais.
Decisão sobre o conceito a desenvolver (análise SWOT).
Análise, desenvolvimento e avaliação das diferentes ideias criativas.
Aprendizagem em parcerias para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (4.º, 5.º e 17.º ODS).
Metodologia de avaliação
Realização de trabalho prático que consistirá na apresentação de uma solução para um produto ou serviço, por etapas, sendo atribuída uma classificação final. A não comparência à apresentação ou a não realização do trabalho constitui reprovação.
Em época de exame, a avaliação incidirá sobre a apresentação e discussão de um projeto.
Bibliografia
- Camull, E. (2020). Criatividade. Lisboa: Clube do Autor
- De Bono, E. (2012). Creatividad - 62 ejercicios para desarrollar la mente. Espanha: Paidós
- Fetrati, M. e Hansen, D. e Akhavan, P. (2022). How to manage creativity in organizations: Connecting the literature on organizational creativity through bibliometric research.Technovation, 115,
- Judkins, R. (2017). A Arte da Criatividade. (Vol. 1). UK: Rocco
- Malacina, I. e Kimpimäki, J. e Valtonen, A. (2023). From ideas to innovations: The role of individuals in idea implementation.Creativity and Innovation Management, 32, pp. 636-658.
- Pigueur, Y. e Orsterwalder, A. (2011). Criar Modelos de Negócio. (Vol. 1). Lisboa: D. Quixote
Método de Ensino
Metodologia totalmente centrada nos discentes, que desenvolvem uma ideia de negócio, no ambiente de sala de aula, recolhendo previamente elementos, podendo solicitar ao docente uma orientação nas suas pesquisas.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 23/2024 de 26/06
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)