IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2022/23

Som e Imagem

Criatividade e Inovação no Setor Audiovisual

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Registo Alteração R/Cr 295.1/2015 de 10-08-2018

3 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 T + 3,0 OT , Cód. 602827.

Docente(s)
- Nuno André Mourisco Ferreira da Silva (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Computador pessoal
Acesso à internet
Auriculares
Inglês Nível B2

Objetivos
A. Conhecer a origem histórica da tecnologia audiovisual
Aa. Identificar os marcos importantes da evolução tecnológica do setor audiovisual
B. Identificar os agentes do setor audiovisual
Bb. Compreender as dinâmicas tecnológicas e económicas do setor audiovisual ao longo da história
C. Caracterizar as inovações audiovisuais
Cc. Compreender o papel da inovação e da criatividade no setor audiovisual
D. Relacionar a componente tecnológica com a vertente estética em audiovisual
Dd. Articular a inovação e o respetivo impacto na criatividade no setor audiovisual

Programa
1. Luz e sons
1.1. Manifestações primitivas
2. Fotografia
2.1. A imagem fixada
3. Imagens em movimento
2.2. Perceção visual, mecânica e emoção
4. Som síncrono
4.1. Perceção audiovisual e espetacularidade
5. Cor
5.1. Química fotográfica e química emocional
6. Televisão
6.1. Multiplicação de conteúdos
7. Vídeo
7.1. Imagem eletrónica
8. Microchip
8.1. Processamento e imagem
9. Digitalização
9.1. Fluxo de trabalho acelerado
10. Web 2.0
10.1. Distribuição e autoria
11. Multiplataforma
11.1. Multiplicação de ecrãs
12. Realidade Virtual
12.1. Imersão e expansão

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua

Assiduidade e participação (*20%)
Trabalhos escritos (4 x 10%)
Projeto Final (40%)

Avaliação por exame

Trabalho escrito (40%)
Projeto (60%)

*Para os alunos com estatuto de trabalhador-estudante, a respetiva percentagem acumulará com a do projeto final.)

O aluno obtém aprovação à UC de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.

Bibliografia
- Basalla, G. (2001). A evolução da tecnologia. Porto: Porto Editora
- Cousins, M. (2005). A Biografia do Filme. Lisboa: Plátano Editora
- Packer, R. e Jordan, K. (2001). Multimedia - From Wagner to Virtual Reality. New York: W. W. Norton & Company Ltd.

Método de Ensino
1. Exposição oral e visualização de conteúdos
2. Exercícios práticos

Software utilizado nas aulas
Microsoft Teams
Microsoft Office

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 182, de 15 de março

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado