Publicação em Diário da República: Registo Alteração R/Cr 295.1/2015 de 10-08-2018
3 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 T + 3,0 OT , Cód. 602827.
Docente(s)
- Nuno André Mourisco Ferreira da Silva (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Computador pessoal
Acesso à internet
Auriculares
Inglês Nível B2
Objetivos
A. Conhecer a origem histórica da tecnologia audiovisual
Aa. Identificar os marcos importantes da evolução tecnológica do setor audiovisual
B. Identificar os agentes do setor audiovisual
Bb. Compreender as dinâmicas tecnológicas e económicas do setor audiovisual ao longo da história
C. Caracterizar as inovações audiovisuais
Cc. Compreender o papel da inovação e da criatividade no setor audiovisual
D. Relacionar a componente tecnológica com a vertente estética em audiovisual
Dd. Articular a inovação e o respetivo impacto na criatividade no setor audiovisual
Programa
1. Luz e sons
1.1. Manifestações primitivas
2. Fotografia
2.1. A imagem fixada
3. Imagens em movimento
2.2. Perceção visual, mecânica e emoção
4. Som síncrono
4.1. Perceção audiovisual e espetacularidade
5. Cor
5.1. Química fotográfica e química emocional
6. Televisão
6.1. Multiplicação de conteúdos
7. Vídeo
7.1. Imagem eletrónica
8. Microchip
8.1. Processamento e imagem
9. Digitalização
9.1. Fluxo de trabalho acelerado
10. Web 2.0
10.1. Distribuição e autoria
11. Multiplataforma
11.1. Multiplicação de ecrãs
12. Realidade Virtual
12.1. Imersão e expansão
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua
Assiduidade e participação (*20%)
Trabalhos escritos (4 x 10%)
Projeto Final (40%)
Avaliação por exame
Trabalho escrito (40%)
Projeto (60%)
*Para os alunos com estatuto de trabalhador-estudante, a respetiva percentagem acumulará com a do projeto final.)
O aluno obtém aprovação à UC de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
Bibliografia
- Basalla, G. (2001). A evolução da tecnologia. Porto: Porto Editora
- Cousins, M. (2005). A Biografia do Filme. Lisboa: Plátano Editora
- Packer, R. e Jordan, K. (2001). Multimedia - From Wagner to Virtual Reality. New York: W. W. Norton & Company Ltd.
Método de Ensino
1. Exposição oral e visualização de conteúdos
2. Exercícios práticos
Software utilizado nas aulas
Microsoft Teams
Microsoft Office
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 182, de 15 de março
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)