Publicação em Diário da República: Registo Alteração R/Cr 295.1/2015 de 10-08-2018
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 602824.
Docente(s)
- João Pedro Freire Fonseca da Luz (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
a. Compreender os fundamentos de cinematografia digital;
a.1. Tipos de câmara, lentes, sensores e outras tecnicalidades;
b. Conhecer as componentes técnica e estética da operação de câmara;
b.1. Tipos de movimento e conceitos gerais;
c. Conhecer os procedimentos técnicos e estéticos de iluminação;
c.1. Tipos de iluminação e conceitos gerais;
d. Adquirir métodos de trabalho no contexto da produção audiovisual;
d.1. Estimular a prática através de exercícios.
Programa
1. Cinematografia digital
1.2. Princípios conceptuais
1.2.Ferramentas cinematográficas
2. Métodos de filmagem
2.1. Tipologia de planos
2.2. Início de cena clássico vs revelação gradual
3. Composição visual
3.1. Geometria, espacialidade e movimento
3.2. Massas, linhas e profundidade de campo
4. Câmara digital
4.1. Componentes e processamento de imagem
4.2. Sensores e objetivas
5. Movimentos de câmara
5.1. Tipologia e equipamento
5.2. Princípios de aplicação
6. Princípios fundamentais de iluminação
6.1. Luz natural e artificial
6.2. Esquemas de iluminação
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua
Participação e desenvolvimento de atividades em contexto de aula: 20%
Exercício #1 (escala): 10%
Exercício #2 (movimento): 10%
Exercício #3 (entrevista): 15%
Exercício #4 (investigação) 15%
Exercício #5 (trabalho final): 30%
Exame/Recurso/Época Especial
Exercícios #1 a #4: 50%
Exercício #5: 50%
A avaliação é feita de acordo com o disposto no Art.º 11º do Regulamento Académico das Escolas do IPT. Estão dispensados/as de Exame os/as estudantes que em Frequência obtenham nota igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia
- Alton, J. (1996). Painting with light. California: University of California Press
- Brown, B. (2012). Cinematography: Theory and Practise. Oxford, UK: Elsevier Inc.
- Jackman, J. (2002). Lighting for Digital Video & Television. Oxford: Focal Press
- Storaro, V. (2004). Writing With Light Trilogy. New York: Aperture
Método de Ensino
1. Exposição dos conteúdos (modo síncrono);
2. Leitura do manual de apoio (modo assíncrono);
3. Visionamento e análise de filmes/ excertos ou conteúdo técnico (modo síncrono e assíncrono);
4. Exercícios práticos (modo síncrono e assíncrono).
Software utilizado nas aulas
Quicktime Player
DaVinci Resolve
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de janeiro de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)