Publicação em Diário da República: Aviso de Registo nº 299/2017 de 27/06/2017
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 PL + 3,0 OT , Cód. 63764.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
Pretende-se que, no final da U.C., o aluno compreenda o som no meio Digital, desde a sua captura à exportação final. O aluno deverá ter noções bem estruturadas de gravação e edição de som, bem como ideias básicas dos conceitos de mistura e masterização. O aluno utilizará a Digital Audio Workstation (DAW) Adobe Audition para implementar e aplicar os conhecimentos adquiridos; estes conhecimentos adquiridos deverão ser traduzidos para contextos prático de estúdio estúdio e pós-produção.
Programa
É essencial, conhecer tanto os conceitos teóricos como a terminologia e metodologia prática de trabalho da componente sonora do mundo audiovisual. O programa consistirá numa abordagem inicial teórica do estudo do som e contextualização técnica de ferramentas de trabalho utilizadas em contexto profissional (i.e. material de captação e gravação de som e ferramentas da pós-produção).
É também fundamental desenvolver um sentido estético e capacidade crítica por parte do aluno. Para tal, o enquadramento teórico-prático, a exposição e avaliação de casos tangíveis e a promoção do debate de ideias e conceitos farão parte do ambiente letivo.
Metodologia de avaliação
A avaliação será contínua sem exame final; 3 projetos práticos que somam 85% da nota final. 15% está reservado para participação, assiduidade e pontualidade.
Os três projetos serão repartidos da seguinte forma:
1. Edição de som para Voice Overs (25%)
2. Edição de som para Vídeo 1 (25%)
3. Exercício prático de Som ao Vivo (35%)
Bibliografia
- Farnell, A. (2010). Designing Sound. EUA: MIT Press
- Fonseca, N. (2012). Introdução à Engenharia de Som. Portugal: FCA
- Rumsey, F. e Mccormick, T. (2009). Sound and Recording. EUA: Focal Press
- Rumsey, F. (1996). The Audio Workstation Handbook, . EUA: Focal Press
Método de Ensino
O docente abordará inicialmente conteúdos teóricos, mas recorrerá maioritariamente a exercícios e projetos práticos para promover o desenvolvimento técnico dos alunos. Este serão feitos em horário letivo com acompanhamento e supervisão do docente.
Software utilizado nas aulas
Adobe Audition e Pro Tools