Publicação em Diário da República: Aviso de Registo nº 299/2017 de 27/06/2017
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 PL + 3,0 OT , Cód. 637615.
Docente(s)
- Manuela Sofia da Conceição Silva (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N/A
Objetivos
A. Entender a língua portuguesa como um instrumento de acesso a formas de representação da mundivisão e da mundivivência, aprendendo casos paradigmáticos da realização linguística coerente e coesa de representação.
B. Desenvolver competências gramaticais e discursivas no âmbito da gramática da frase, do texto e do discurso.
C. Compreender e interpretar textos orais e escritos, de acordo com as teorias interpretativas e de análise do discurso.
D. Produzir textos com técnicas/modelos diversificados, tendo em conta a situação enunciativa e reconhecendo a importância da adequação do discurso à situação de comunicação.
E. desenvolver competências e técnicas de compreensão e expressão oral e escrita, dominando as noções de espaço e de tempo na realização e produção do discurso; dominar estilos de escrita adequados ao contexto e à situação enunciativa; dominar as formas de oralidade adequadas ao contexto comunicativo.
Programa
1-Comunicação e linguagem
1.1-Comunicação verbal e não verbal
1.2- Ruido na Comunicação
2-O texto e as técnicas de expressão escrita
2.1-Texto oral e o texto escrito
2.2-Tipologias textuais (resumo, síntese, texto argumentativo)
2.3- Técnicas de produção textual
2.4-Etapas da produção textual (planificação, textualização e revisão)
2.5-Mecanismos de coesão e coerência textual
3-Textos do domínio funcional
3.1. Textos associados à procura de emprego/ especificidades e contextos de uso:
3.1.1. Anúncios de emprego: análise e interpretação;
3.1.2. Currículos multiformato;
3.1.3. Comunicações escritas associadas à apresentação de candidaturas (carta de motivação/apresentação);
3.1.4. Notas biográficas;
3.1.5. Requerimentos.
4-A oralidade e as técnicas de expressão oral e de conversação:
4.1- Os atos da fala
4.2- A Deixis
4.3- O debate
4.4- A entrevista
4.5- A apresentação/exposição
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua (pressupõe a participação em 70% das aulas):
- Prova escrita: 70% (nota mínima de 8 valores);
- Trabalho c/ exposição oral: 20%;
- Trabalho em contexto de sala de aula: 10%;
Trabalhador- estudante:
Frequência/Exame/Recurso:
- Prova escrita: 100%
Exame/Recurso:
- Prova escrita: 100%
Considera-se que o estudante obtém aprovação à unidade curricular com classificação final igual ou superior a 9,5 valores.
Bibliografia
- Lopes, A. e Carapinha, C. (2019). Texto, coesão, coerência. (Vol. 1). Coimbra: Almedina
- Lopes, M. e Pinto, M. e Azevedo, M. (2015). Da comunicação à Expressão. Gramática Prática do português. (Vol. 1). Lisboa: Raiz Editora
- Nascimento, Z. e Pinto, J. (2006). A Dinâmica da Escrita. Como escrever com êxito. (Vol. 1). Lisboa: Plátano Editora
- Rei, J. (2000). Curso de redação. (Vol. I e II). Porto: Porto Editora
Método de Ensino
a)Aulas teóricas e expositivas;
b) Realização de fichas de trabalho;
c)aulas teórico-práticas onde se propõe a realização de exercícios práticos de produção das diversas tipologias textuais.
d) apresentações orais;
e)Tutorias Online
Software utilizado nas aulas
PowerPoint
apoio moodle
plataforma TEAMS
vídeo
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião de 09 de fevereiro de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)