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Ano Letivo: 2020/21

Produção de Atividades para o Turismo Cultural

Internacionalização de Empresas

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Publicação em Diário da República: Aviso nº 619/2016 - 21/01/2016 - retificação

4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 611819.

Docente(s)
- Sílvio Manuel Valente da Silva (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
A UC tem como objetivo genérico a compreensão da dimensão internacional da gestão e a consciência da importância da interação empresarial com o mercado externo.

Programa
1. A gestão e o seu domínio internacional
1.1 Conceitos, objetivos e princípios fundamentais da organização/empresa
1.2 A Gestão, o Gestor e as Organizações
2. Enquadramento da empresa com os mercados externos
2.1 A globalização e as Novas Tendências da Gestão
2.2 Fatores que influenciam o processo de internacionalização
2.3 Barreiras e motivações à internacionalização
3. Teorias de explicativas do comércio internacional e teorias de internacionalização
3.1 Escola clássica e neoclássica
3.2 Nova teoria do comércio internacional
3.3 A Teoria do IDE
3.4 Teoria dos Estádios
3.5 Teoria das redes
3.6 O modelo das 'Born Globals'
4. O processo de internacionalização
4.1 Estratégia empresarial e estratégia internacional
4.2 Análise estratégica em contexto internacional
4.3 Formas de presença empresarial nos mercados externos
4.4 Novas formas de concorrência
4.5 Novas formas de organização
5. O papel das PME's na internacionalização
6. O marketing no domínio internacional
6.1 Plano de marketing internacional
6.2 Risco das operações de marketing internacional
7. Ética nos negócios internacionais

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:Trabalho individual(100%)
Avaliação por exame:Teste individual escrito(100%)

Bibliografia
- Daniels, J. e Radebaugh, L. (2011). International business: environments and operations. Boston: Pearson
- Martins, J. (2011). Internacionalização e globalização de empresas. Lisboa: Edições Sílabo
- Teixeira, S. e Diz, H. (2005). Estratégias de internacionalização. Lisboa: Publisher Team
- Viana, C. e Hortinha, J. (1997). Marketing Internacional. Lisboa: Edições Sílabo

Método de Ensino
A unidade curricular é lecionada recorrendo a aulas teórico-práticas nas quais serão apresentados e discutidos tópicos basilares no domínio da internacionalização de empresas.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de novembro de 2020

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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