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Ano Letivo: 2023/24

Marketing Digital

Princípios e Técnicas de Gestão de Empresas

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4719/2022 de 21/04/2022

6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 56,0 TP + 14,0 OT , Cód. 605913.

Docente(s)
- Anabela da Cruz Pereira (2)
- Sílvio Manuel Valente da Silva (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
O aluno no final da unidade curricular será capaz de:
i) entender todos os conceitos base para um curso de gestão, bem como compreender os
diversos conceitos que englobam o conceito geral de Gestão.
ii) Promover e desenvolver políticas que apoiem as atividades produtivas, empreendedorismo,
Criatividade e inovação, e incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e
médias empresas (ODS 8 - Trabalho e Crescimento Económico).
iii) Adotar práticas sustentáveis e a integrar informação sobre sustentabilidade (ODS 12:
Produção e Consumo Sustentáveis) e fortalecer a investigação científica, melhorando as
capacidades tecnológicas incentivando a inovação (ODS 9: Inovação e Infraestruturas).

Programa
1. O que é uma organização
1.1. A evolução histórica da teoria das organizações
1.2. Empresa? um caso particular de organização
1.3. A Empresa versus o meio ambiente
1.4. A estrutura da empresa
1.5. Tipos de organização
2. A administração por objetivos
2.1. Origens
2.2. Características
2.3. Fixação de objetivos
2.4. Planeamento estratégico e planeamento tático
2.5. Ciclo da APO
2.6. Apreciação crítica da APO
3. A função produção
3.1. Tipos de processo de produção
3.2. Seleção do processo produtivo
3.3. O controlo da qualidade
3.4. Produtividade
4. A função financeira
4.1. A noção de função financeira
4.2. As ferramentas contabilísticas
4.3. O equilíbrio financeiro
4.4. Rentabilidade e autofinanciamento
5. A função comercial
5.1. Noção de marketing
5.2. A estratégia de marketing
5.3. A análise matricial
5.4. Identificação dos clientes-alvo
5.5. As variáveis do marketing-mix
6. A função dos recursos humanos
6.1. Qual o seu objetivo
6.2. A motivação (principais abordagens)
6.3. A liderança e estilos de gestão
6.4. O que é a gestão do pessoal
6.5. Estratégia dos recursos humanos

Metodologia de avaliação
O sistema de avaliação é contínuo, apoia-se em: Teste(50%); Trabalho de grupo (50%). Exame:Teste(100%).

Bibliografia
- Baranano, A. (2004). Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão. Lisboa: Edições Sílabo
- Brilman, J. (2000). As Melhores Práticas de Gestão no Centro do Desempenho. Lisboa: Edições Sílabo
- Buckingham, M. (2005). Gestor de Sucesso. Lisboa: Biblioteca Exame
- Chapman, S. e Arnold, J. (2000). Introduction to Materials Management. Brasil: Prentice Hall
- Myers, S. e Brealey, R. (1999). Princípios de Finanças Empresariais. Lisboa: Editora Mcgraw Hill
- Trigo, V. e António, N. (1991). Pequenas Empresas – Sucessos e Insucessos. Lisboa: Edições Sílabo

Método de Ensino
Método Ativo (discussão de casos, dinâmicas de grupos,realização de exercícios práticos); Método expositivo e interrogativo.

Software utilizado nas aulas
Não Aplicável

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº220 de 15/05/2024

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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