IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2023/24

Gestão de Turismo

Introdução à Gestão

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Aviso nº 11808/2022 - 09/06/2022 + Retificação Despacho n.º 9545/2022 de 03/08/2022

5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 14,0 TP + 14,0 OT , Cód. 61254.

Docente(s)
- Paula Cristina Miguel da Silva (2)
- Ana Isabel Gaspar Pacheco (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
O aluno no final da unidade curricular será capaz de:
i) entender todos os conceitos base para um curso de gestão, bem como compreender os
diversos conceitos que englobam o conceito geral de Gestão.
ii) Promover e desenvolver políticas que apoiem as atividades produtivas, empreendedorismo,
criatividade e inovação, e incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e
médias empresas (ODS 8 - Trabalho e Crescimento Económico).
iii) Adotar práticas sustentáveis e a integrar informação sobre sustentabilidade (ODS 12:
Produção e Consumo Sustentáveis) e fortalecer a investigação científica, melhorando as
capacidades tecnológicas incentivando a inovação (ODS 9: Inovação e Infraestruturas).

Programa
1. O que é uma organização
1.1. A evolução histórica da teoria das organizações
1.2. Empresa? um caso particular de organização
1.3. A Empresa versus o meio ambiente
1.4. A estrutura da empresa
1.5. Tipos de organização
2. A administração por objetivos
2.1. Origens
2.2. Características
2.3. Fixação de objetivos
2.4. Planeamento estratégico e planeamento tático
2.5. Ciclo da APO
2.6. Apreciação crítica da APO
3. A função produção
3.1. Tipos de processo de produção
3.2. Seleção do processo produtivo
3.3. O controlo da qualidade
3.4. Produtividade
4. A função financeira
4.1. A noção de função financeira
4.2. As ferramentas contabilísticas
4.3. O equilíbrio financeiro
4.4. Rentabilidade e autofinanciamento
5. A função comercial
5.1. Noção de marketing
5.2. A estratégia de marketing
5.3. A análise matricial
5.4. Identificação dos clientes-alvo
5.5. As variáveis do marketing-mix
6. A função dos recursos humanos
6.1. Qual o seu objetivo
6.2. A motivação (principais abordagens)
6.3. A liderança e estilos de gestão
6.4. O que é a gestão do pessoal
6.5. Estratégia dos recursos humanos

Metodologia de avaliação
2 Provas escritas com ponderação de 50% cada (nota mínima de 6 valores). Se os alunos
tiverem nota inferior a 6 na primeira prova escrita, são admitidos automaticamente a exame. Se
tiverem nota inferior a 6 na segunda prova escrita, são admitidos automaticamente a exame, com
classificação final igual à nota da segunda frequência. Os alunos com classificação inferior a 10
valores na avaliação continua são admitidos a exame.
Prova escrita em épocas de exame.

Bibliografia
- Arnold, J. e Chapman, S. (2000). Introduction to Materials Management. Brasil: Prentice Hall
- Baranano, A. (2004). Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão. Lisboa: Edições Sílabo
- Brealey, R. e Myers, S. (1999). Princípios de Finanças Empresariais. Lisboa: Editora Mcgraw Hill
- Brilman, J. (2000). As Melhores Práticas de Gestão no Centro do Desempenho. Lisboa: Edições Sílabo
- Buckingham, M. (2005). Gestor de Sucesso. Lisboa: Biblioteca Exame
- Trigo, V. e António, N. (1991). Pequenas Empresas – Sucessos e Insucessos. Lisboa: Edições Sílabo

Método de Ensino
Sessões de cariz mais teórico com apresentação de conteúdos e sessões de cariz mais práticos
com apresentação de temas da atualidade e discussão de case studies; consultas de trabalhos,
tendo em consideração os temas apresentados.

Software utilizado nas aulas
Não Aplicável

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº222 de 19/06/2024

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado