Publicação em Diário da República: Despacho n.º 2478/2024 de 07/03/2024
7 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 617541.
Docente(s)
            - João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          1.	Coligir dados sobre requisitos do produto a desenvolver;
2.	Obter informação complementar, de apoio;
3.	Receber feedback de informadores qualificados;
4.	Analisar soluções existentes;
5.	Comunicar com acerto as propostas;
6.	Tornar visíveis e objetivas, ideias e opções preliminares;
7.	Defender com acerto as propostas a desenvolver;
8.	Integrar sugestões de melhoria, realizando as transformações ou adaptações necessárias;
9.	Dominar processos, ferramentas/software de desenvolvimento de ambientes/produtos multimédia interativos;
10.	Desenvolver conteúdos multimédia e seus componentes;
11.	Criar o design de elementos, de zonas quentes e funcionais para os produtos dotados de interatividade;
12.	Desenvolver interatividade intuitiva;
13.	Escolher tipos adequados de deslocação de ecrã, para aceder à informação, ou para navegar entre ecrãs;
14.	Decidir acertadamente o posicionamento em cada página/ecrã, dos elementos que constituem imagens, texto, quadros, comandos, botões e zonas quentes;
15.	Embeber nas propostas criadas, os elementos multimédia adequados.
Programa
          a) 	Informação e interactividade;
b) 	Representação esquemática de ecrãs e da interatividade entre ecrãs;
c) 	Arquitetura da informação: mapas, flowcharts, storyboards;
d)  	Descrição visual de wireframes;
e)	Temas e de conteúdos; exercitação;
f)  	Agrupamento de temas ou assuntos e ligações entre estes;
g) 	Áreas ou elementos funcionais: botões/botões rádio, caixas e listas de edição, formulários, menus, imagens quentes e quadros; carrosséis de imagens, campos de seleção, popmenu, menus de cascada, barras de scroll, hipertexto, etc;
h) 	Software de apresentação de ecrãs e interações;
i) 	Software de prototipagem e realização de mockups;
Metodologia de avaliação
          Realização em aula, de exercícios e de trabalhos práticos, para demonstração de competências e domínio de conteúdos;
Classificação expressa de forma qualitativa: Insuficiente, Suficiente, Bom e Muito Bom;
Acesso a frequência implica participação em, pelo menos, dois terços das aulas;
Os trabalhos, finalizados, têm de estar disponíveis na plataforma Teams da UC, até à aula anterior ao dia da frequência;
Entrega, apresentação e defesa, em frequência, de todos os trabalhos, devidamente concluídos e incorporando as sugestões de melhoria e de transformação, dadas durante as aulas;
Não existe ponderação: todos os trabalhos têm o mesmo peso, sendo a sua classificação quantitativa, expressa de zero a vinte valores.
Só são admitidos a exame alunos que foram avaliados em frequência, mas que não tenham obtido aproveitamento naquela (dez valores ou mais);
O exame consiste na apresentação e defesa dos trabalhos ou tarefas, devidamente alterados;
Classificação final quantitativa em exame, expressa de zero a vinte valores.
Bibliografia
          - Bartoszewicki, M. (2013). Designing and Building an Interactive eBook A Production Tutorial. Falls Church:  aptaracorp.com
- Bércesi, B. The Product Manager´s Guide to UX Design. Hungria:  UXStudio
- Heller, S.  e Womack, D. (2008). Becoming a digital designer. Hoboken:  John Wiley & Sons
- La Mirada Interactiva..(2014, 0 de janeiro).  Icone 14, pp. 187-218.
Método de Ensino
          I Descoberta de casos concretos 
II Aprese. de conceitos e software 
III Apresentação/discussão propostas de trabalho
IV Aulas práticas de exercitação software 
V Aulas de aplicação, reposta a exercícios/projeto: designing
Software utilizado nas aulas
          Software de prototipagem rápida, Adobe Xd ou similar;
Software de desenho vectorial, Adobe Illustrator ou similar;
Software de tratamento de imagem, Photoshop ou similar
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 21/2024 de 22/05
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















