Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10345/2023 de 09/10/2023
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP , Cód. 617539.
Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não se aplica
Objetivos
1 Identificar necessidades cobertas pelo design
2 Usar métodos e ferramentas adequados a cada situação e etapa
3 Desenvolver soluções com base nas etapas de descoberta,
de interpretação/redefinição, de ideação e de experimentação
Programa
1. Fase de contacto com os problemas ou necessidades, ainda que apresentadas, formuladas ou descobertas de forma pouco clara ou incipiente;
2. Enquadramento das necessidades num campo vasto que não, necessariamente, o do design. Redefinição do problema inicial. Cronograma e planificação das ações a desenvolver;
3. Design, explorando alternativas e concebendo hipóteses de ações;
4. Prototipagem, criação de mockups. Obtenção de feedback e testagem.
Metodologia de avaliação
Os alunos são avaliados por trabalhos, realizados em grupo.
A resposta, desde que assertiva, positiva e fundamentada à etapa de descoberta e de interpretação dos problemas iniciais, mediante o uso de ferramentas de DT e/ou o contacto ou a inquirição aos usuários, determina por si só a classificação mínima de 14 valores.
A eficácia e pertinência das respostas dadas na fase da ideação, na forma escrita, de apresentação ou de mockups ou croquis, permitem situar a nota final entre 15 e vinte valores.
Os trabalhos têm de ser todos disponíveis na plataforma Teams da UC, até à aula anterior ao dia da frequência;
Entrega, apresentação e defesa, em frequência, de todos os trabalhos e exercícios propostos, devidamente concluídos e incorporando as sugestões de melhoria e de transformação, dadas durante as aulas;
Classificação final quantitativa, de zero a vinte valores.
Só são admitidos a exame alunos que foram avaliados em frequência, não tendo obtido aproveitamento naquela;
O exame consiste na apresentação e defesa dos trabalhos ou tarefas, devidamente alterados;
Classificação final quantitativa, de zero a vinte valores;
Bibliografia
- Ambrose, G. (2011). Design Thinking. Lausanne: AVA Publishing,
- Curedale, R. (2019). Design Thinking Process and Methods. Sidney: Design Community College Inc
- Hannington, B. (2019). Universal Methods of Design Expanded and Revised: 125 Ways to Research Complex Problems, Develop Innovative Ideas, and Design Effective Solutions.. Beverly: Rockport Publishers
Método de Ensino
O Design Thinking coloca (DT) os alunos perante situações de incerteza.
As respostas fazem-se, levando os alunos a resolver tarefas que contemplem etapas e processos de design thinking e usando ferramentas de designing nesta área.
Software utilizado nas aulas
Não se aplica
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 23/2024 de 26/06
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)