IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2023/24

Design Multimédia

Argumentos e Escrita Criativa

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10345/2023 de 09/10/2023

6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 617533.

Docente(s)
- Manuela Sofia da Conceição Silva (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
N/A

Objetivos

1.Reconhecer a literatura como ficção
1.1.Compreender a literatura como mimese
1.2.Distinguir verdade de verosimilhança
1.3.Distinguir modos e géneros literários;

2.Apreender estratégias e técnicas de escrita criativa;
2.1.Aplicar técnicas de escrita criativa a partir de um constrangimento/regra

3.Criar narrativas estruturadas:
3.1.Aprofundar as competências de realização textual e construção ficcional;
3.2.Conceber conteúdos e enredos, com sequencialidade linear e não linear;

4.Redigir para os meios digitais e não digitais:
4.1.Redigir textos criativos de vários tipos (narrativas, sinopses e loglines);

5.Desenvolver a criatividade na escrita.
5.1.Construir narrativas originais
5.2.Construir um argumento original ou adaptado

Programa
1.A literatura: a arte como mimesis:
1.1. A tragédia aristotélica: a tragédia grega
1.2. A lei das três unidades
1.3. O Rei édipo de Sófocles

2. A Poética de Aristóteles:
2.1. Os modos e os géneros literários
2.2. A linguagem, a representação do real e a criação de ficção

3. Técnicas de Escrita
3.1. A criatividade na escrita e a imaginação
3.2. Estratégias para estimular a criatividade

4. A narrativa: elementos estruturais:
4.1. Ação/sequência narrativa
4.2. Narrador
4.3. Construção das personagens
4.4. Espaço
4.5. Tempo

5. A construção da ficção
5.1 O enredo
5.2. O ponto de vista
5.3. O diálogo
5.4. O conflito
5.5. O clímax e a finalização

6. O argumento e adaptação cinematográfica
6.1. O texto escrito e o texto fílmico
6.2. Logline
6.3. o flashback
6.4. O arquétipo
6.5. A cena
6.6. A mise-en-scène
6.7. Narração ou voz off

Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência/Contínua:
Pressupõe a participação em 2/3 das aulas:
- Participação ativa nas aulas; realização das tarefas propostas em contexto de aula – 15%
- Portefólio de textos escritos/digitais – 50%
- Prova escrita – 35 % (nota mínima de 8 valores)

Avaliação Final
- Prova escrita (70%)
- Apresentação e discussão oral de um trabalho (30%)

O estudante obtém aprovação à Unidade Curricular com a classificação final igual ou superior a 9,5 valores.

Bibliografia
- Mancelos, J. (2013). Introdução à escrita Criativa. (Vol. 1). Lisboa: Colibri
- Norton, C. (2001). Os mecanismos de escrita criativa. (Vol. 1). Lisboa: Temas e Debates
- Parent-Altier, D. (2004). O argumento cinematográfico. (Vol. 1). Lisboa: Edições texto grafia
- Santos, M. (2013). Escrita em dia. (Vol. 1). Lisboa: Clube do autor

Método de Ensino
1.Aulas expositivas de aprofundamentos de conceitos e teoria;
2.Aulas de análise de textos e casos/exemplos.
3.Partilha e comentário dos textos criativos.
4.Portefólio de texto/desafios de escrita criativa
5.Prova de avaliação escrita.

Software utilizado nas aulas
N/A

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 23/2024 de 26/06

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado