Publicação em Diário da República: Aviso n.º 1895/2018 - 12/02/2018
2 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP , Cód. 61754.
Docente(s)
- Ana Rita de Sousa Gaspar Vieira (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
a) Compreender as múltiplas relações entre o design e a vida diária, entendendo que eles estão diretamente relacionados;
b) Perceber o design como resposta a inúmeras e diversas necessidades do quotidiano.
c) Aprender relações históricas entre a arte e o design;
d) Conhecer princípios básicos do design;
e) Adquirir conhecimentos gráficos e tipográficos, nomeadamente de
de composição visual;
f) Perceber como usar princípios do design para responder aos objetivos e ideias de cada trabalho;
g) Adequar corretamente os elementos gráficos a usar no trabalho ou projeto requerido, face às suas especificidades.
Programa
1. A criatividade como projeto:
1 - O conceito de design: análise de casos/projetos e produtos de referência;
1.1. Olhar para o mundo através do design;
1.2. Domínios do design;
1.3. O processo criativo do design - aplicação de ideias, conceitos e necessidades diárias como princípios criativos para o design;
1.4. Relações entre a arte e o design:
- Transformações sociais decorrentes da industrialização;
- O Movimento Arts & Crafts;
- Arte Nova e Art Déco;
- O Construtivismo Russo;
- A Bauhaus e a Vukthemas;
- O Dadaismo;
- A Pop Art;
2 - O campo visual do design:
2.1. O formato, a relação figura-fundo, a textura, a escala e a proporção - a proporção áurea (o retângulo douro);
2.2. Tipologias de composição visual;
2.3. A cor:
- Cor luz e cor pigmento;
- Cor e expressão: psicologia e simbologia da cor;
- Relações entre a cor e os símbolos visuais;
2.4. Princípios básicos do Design:
- Proximidade;
- Alinhamento;
- Repetição;
- Contraste;
- Simetria/Assimetria;
- Tensão;
- Contraste;
- Proporção/Escala;
- Padrão/Grelha;
3. Relações entre a visão, a perceção e a comunicação visual;
3.1. Signos visuais, logotipos;
3.2. O cartaz;
4. A Identidade Visual como representação de uma ideia, produto, entidade, instituição ou empresa. Análise de casos/projetos e produtos de referência.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua realizada pela conjugação dos trabalhos práticos executados nas aulas e um projeto final a desenvolver em casa.
Estão dispensados da avaliação final os alunos obtenham nota igual
ou superior a 10 valores.
Serão excluídos os alunos que não tenham assiduidade a 2/3 das aulas.
Os alunos que realizem a avaliação por Exame terão que desenvolver e apresentar o projeto final da U.C..
Bibliografia
- Costa, J. (2011). Design para os olhos. Lisboa: Dinalivro
- Gombrich, E. (1993). A História da Arte. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A.
- Kandinsky, W. (2002). Ponto Linha Plano. Lisboa: Edições 70
- Moura, M. e , . (2018). O design que o design não vê. Lisboa: Orfeu Negro
- Munari, B. (2006). Design e Comunicação Visual. Lisboa: Edições 70
- Poulin, R. (2011). The language of graphic design. Beverly Massachusetts: Rockport Publishers
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas, seguidas da realização de trabalhos teórico-práticos abordando e aplicando os conteúdos lecionados para consolidar conhecimentos.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 19 de julho de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)