Publicação em Diário da República: Aviso de Registo nº R/Cr 55/2017 de 13-07-2017
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 PL + 15,0 TP , Cód. 639018.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
Os objetivos de aprendizagem detalhados envolvem ensinar os modelos de negócio utilizados e as
particularidades da indústria no que respeita ao marketing e comercialização. Implicam também
ensinar o plano de marketing e comunicação com o objetivo de divulgação do jogo digital.
Programa
1. Introdução ao Marketing de Jogos Digitais. Segmentação e posicionamento do produto.
2. Modelos de Negócio na indústria de jogos digitais.
3. "free-to-play". O modelo de negócio dominante na indústria.
4. Estratégias fundamentais para aquisição, retenção e monetização.
5. Diferenças entre comunicação e marketing.
6. Plano de Comunicação.
6.1. Peças de um Plano de Comunicação.
6.2. Feiras. Apresentações.
6.3. Bases de dados de jornalistas e meios de comunicação. Press releases, entrevistas, histórias
e relatórios.
6.4. Redes Sociais (LinkedIn, Facebook, Twitter, Tuenti, etc.) e as tendências futuras (App, etc).
6.5. Adwords e Facebook Advisor.
Metodologia de avaliação
Avaliação continua que inclui realização de trabalhos em aula (50%). Realização de trabalho prático (50%) com apresentação e discussão, (nota mínima de dez valores). Exame: Teste escrito.(100%).
Bibliografia
Método de Ensino
O ensino visa promover a realização de trabalhos de curta e média duração, assim como a exposição e aplicação de conceitos.
Software utilizado nas aulas
NA