Publicação em Diário da República: Aviso n.º 2033/2018 - 14/02/2018
2 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 S , Cód. 60295.
Docente(s)
- Maria Fernanda Pires Aparício (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Preparar os alunos para saber utilizar e fomentar a criatividade, deter capacidade analítica, efetuar aproximações à resolução de problemas, e encorajar a iniciativa individual e coletiva.
Programa
1. Atitudes criativas:
a. Desenvolver a procura de novas soluções.
b. Desenvolver a capacidade de expressão.
c. Desenvolver a mudança de pensamento e adaptação.
2. Exercícios de criatividade em grupo.
a. Exercícios de humorizar a resolução de problemas.
b. Exercícios de antecipação do pensamento ao problema.
c. Exercícios de desafios interpessoais.
d. Exercícios de desafiar as convenções.
e. Exercícios estimuladores de autoconfiança.
f. Exercícios de tolerância com a incerteza e o risco.
g. Exercícios de motivação.
h. Exercícios de tomada de decisão.
1. Atitudes criativas:
a. Desenvolver a procura de novas soluções.
b. Desenvolver a capacidade de expressão.
c. Desenvolver a mudança de pensamento e adaptação.
2. Exercícios de criatividade em grupo.
a. Exercícios de humorizar a resolução de problemas.
b. Exercícios de antecipação do pensamento ao problema.
c. Exercícios de desafios interpessoais.
d. Exercícios de desafiar as convenções.
e. Exercícios estimuladores de autoconfiança.
f. Exercícios de tolerância com a incerteza e o risco.
g. Exercícios de motivação.
h. Exercícios de tomada de decisão.
3. Ativar o espírito de conceptualização de ideias:
a. Geração e síntese de ideias.
i. Ideias pelos recursos.
ii. Ideias pela oferta.
iii. Ideias pelos clientes.
iv. Ideias pelas finanças.
v. Ideias por múltiplos epicentros.
vi. Poder das questões de antecipação.
b. Processo de elaboração de ideias.
i. Imersão.
ii. Expansão.
iii. Seleção de critérios.
4. Constituição da equipa:
a. Deteção do potencial criativo.
b. Deteção de conflitos.
c. Deteção de estilos de comportamento na relação e na tarefa.
5. Prototipagem:
a. Construir lista de prioridades.
b. Desenho do modelo.
c. Construção do modelo.
d. Exposição do modelo.
Metodologia de avaliação
Em qualquer das épocas de avaliação o aluno terá de realizar um trabalho prático em grupo que consistirá na apresentação e discussão oral de um projeto/protótipo de um produto ou serviço, sendo atribuída uma classificação final. A não comparência à apresentação e/ou a não realização do trabalho constitui reprovação.
Bibliografia
(2012). Creatividad - 62 ejercicios para desarrollar la mente. (Vol. 1). Espanha: Paidós
(2013). El Aprendizaje de La Creatividad. (Vol. 1). Espanha: Ariel
(2014). Creativity at Work. (Vol. 1). (pp. 1-214). London: Kogan Page
(2016). Instant Creativity. (Vol. 1). (pp. 1-183). London: Kogan Page
Método de Ensino
Metodologia totalmente centrada em equipas discentes, que executam um trabalho, no ambiente de sala de aula, sobre cada tema do programa, recolhendo previamente elementos, podendo solicitar ao docente uma orientação nas suas pesquisas.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de novembro de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)