Publicação em Diário da República: Despacho n.º 5958/2024 de 27/05/2024
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 56,0 TP , Cód. 60428.
Docente(s)
            - Edgar Ferreira Enes (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          O objetivo da disciplina é promover a aprendizagem através da experiência teórico-prática, dos vários conteúdos programáticos. O aluno no final da Unidade Curricular deverá entender, compreender e aplicar conceitos gerais de gestão de uma organização. Espera-se que os alunos consigam: 
- Desenvolver uma atitude de gestão através do conhecimento da evolução histórica da teoria das Organizações; 
- Compreensão e estruturação do processo de deteção da Administração por Objetivos; 
- Definição de critérios para avaliação do Controlo da Qualidade e da Produtividade; 
- Desenvolvimento dos instrumentos de análise financeira necessários para que exista equilíbrio financeiro,
rentabilidade e autofinanciamento; 
- Identificação dos Clientes-Alvo e das variáveis do Marketing-Mix; 
- Compreensão do papel dos Recursos Humanos e sua Motivação como estratégia principal na Liderança e a Gestão do Pessoal.
Programa
          1. O que é uma Organização 
1.1. A evolução histórica da teoria das Organizações 
1.2. Empresa? um caso particular de Organização  
1.3. A Empresa versus o Meio Ambiente 
1.4. A estrutura da empresa 
1.5. Tipos de Organização 
2. A Administração por Objetivos 
2.1. Origens 
2.2. Características 
2.3. Fixação de objetivos 
2.4. Planeamento Estratégico e Planeamento Tático 
2.5. Ciclo da APO 
2.6. Apreciação crítica da APO 
3. A Função Produção 
3.1. Tipos de processo de produção 
3.2. Seleção do Processo Produtivo 
3.3. O Controlo da Qualidade  
3.4. Produtividade 
4. A função Financeira 
4.1. A noção de função financeira 
4.2. As ferramentas contabilísticas 
4.3. O equilíbrio financeiro 
4.4. Rentabilidade e Autofinanciamento 
5. A Função Comercial 
5.1. Noção de Marketing 
5.2. A estratégia de Marketing 
5.3. Análise Matricial 
5.4. Identificação dos Clientes-Alvo 
5.5. As variáveis do Marketing-Mix 
6. A Função dos Recursos Humanos 
6.1. Qual o seu objetivo 
6.2. A Motivação (principais abordagens) 
6.3. A Liderança e estilos de gestão 
6.4. O que é a Gestão do Pessoal 
6.5. Estratégia dos Recursos Humanos
Metodologia de avaliação
          Avaliação Contínua: Realização de dois testes de avaliação, cuja média dos dois terá uma ponderação de 50% cada na avaliação final. Os alunos obterão aprovação com classificação igual ou superior a 9,5 valores. 
Avaliação por Exame - Época Normal: Prova escrita. Serão considerados aprovados à disciplina os alunos com classificação igual ou superior a 10 (dez) valores. 
Avaliação por Exame - Época Recurso: Prova escrita. Serão considerados aprovados à disciplina os alunos com classificação igual ou superior a 10 (dez) valores. 
Bibliografia
          - Arnold, ,.  e Chapman, S. (2000). Introduction to Materials Management. EUA:  Prentice Hall.
- Sousa, A. (1990). Introdução à Gestão, uma abordagem sistémica. Lisboa:  Editorial Verbo
- Trigo, V.  e António, N. (1991). Pequenas Empresas  Sucessos e Insucessos. Lisboa. :  Edições Sílabo
Método de Ensino
          - Método expositivo e demonstrativo, com recurso à projeção de diapositivos. É utilizada também a metodologia por simulação pedagógica através da resolução de casos práticos e consulta de trabalhos relacionados com cada um dos temas.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 26 de julho de 2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















