Publicação em Diário da República: Aviso n.º 11609/2017 - 02/10/2017
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 60,0 TP , Cód. 60428.
Docente(s)
- Edgar Ferreira Enes (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
O aluno no final da unidade curricular deverá entender, compreender e aplicar conceitos gerais de gestão de uma organização.
Programa
1. O que é uma Organização
1.1. A evolução histórica da teoria das Organizações
1.2. Empresa ? um caso particular de Organização
1.3. A Empresa versus o Meio Ambiente
1.4. A estrutura da empresa
1.5. Tipos de Organização
2. A Administração por Objectivos
2.1. Origens
2.2. Características
2.3. Fixação de objectivos
2.4. Planeamento Estratégico e Planeamento Táctico
2.5. Ciclo da APO
2.6. Apreciação crítica da APO
3. A Função Produção
3.1. Tipos de processo de produção
3.2. Selecção do Processo Produtivo
3.3. O Controlo da Qualidade
3.4. Produtividade
4. A função Financeira
4.1. A noção de função financeira
4.2. As ferramentas contabilísticas
4.3. O equilíbrio financeiro
4.4. Rentabilidade e Autofinanciamento
5. A Função Comercial
5.1. Noção de Marketing
5.2. A estratégia de Marketing
5.3. Análise Matricial
5.4. Identificação dos Clientes-Alvo
5.5. As variáveis do Marketing-Mix
6. A Função dos Recursos Humanos
6.1. Qual o seu objectivo
6.2. A Motivação (principais abordagens)
6.3. A Liderança e estilos de gestão
6.4. O que é a Gestão do Pessoal
6.5. Estratégia dos Recursos Humanos
Metodologia de avaliação
Realização de dois testes. A nota final resultará da média ponderada, com ponderação de 50% cada um deles. A avaliação resulta da soma ponderada dos dois testes, sendo que o mínimo exigível é de 9.5 valores. O aluno que não obtiver nota mínima considera-se reprovado em época de avaliação contínua.
Bibliografia
- Arnold, ,. e Chapman, S. (2000). Introduction to Materials Management. EUA: Prentice Hall.
- Sousa, A. (1990). Introdução à Gestão, uma abordagem sistémica. Lisboa: Editorial Verbo
- Trigo, V. e António, N. (1991). Pequenas Empresas Sucessos e Insucessos. Lisboa. : Edições Sílabo
Método de Ensino
Método expositivo e demonstrativo, com recurso à projeção de diapositivos. É utilizada também a metodologia por simulação pedagógica através da resolução de casos práticos e consulta de trabalhos relacionados com cada um dos temas.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.