Publicação em Diário da República: Aviso n.º 11775/2016 - 27/09/2016
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP , Cód. 624012.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
No final da unidade curricular, os alunos devem conseguir modelar um cenário e objetos 3D com baixo teor de polígonos, assim como, criar texturas e materiais para jogos digitais.
Programa
1 - Modelação Avançada
1.1 Técnicas avançadas e ferramentas de modelação 3D para jogos (cenário e objetos);
1.2 Criação de UVs.
2 - Texturas e Materiais
2.1 Criação de texturas para jogos;
2.2 Materiais complexos e respetivas propriedades e parâmetros.
3 - Iluminação Avançada e Render
3.1 Tipos de luzes;
3.2 Controle de exposição fotográfica;
3.3 Iluminação a partir de objetos;
3.4 Iluminação global (iluminação indireta ou GI);
3.5 Iluminação com HDRI (IBL - Image-Based Lighting);
3.6 Parâmetros de render.
Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência:
- Frequência (100%).
Para os alunos com estatuto de Trabalhador-Estudante, a Avaliação por Frequência é realizada através de uma Frequência (100%).
Avaliação por Exame:
- Exame (100%).
Bibliografia
- Chopine, A. (2011). 3D Art Essentials: The Fundamentals of 3D Modeling, Texturing, and Animation. Estados Unidos: Focal Press
- Demers, O. (2002). Digital Texturing and Painting. Estados Unidos: New Riders
- Ratner, P. (2003). 3-D Human Modeling and Animation. Estados Unidos: Wiley
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.
Software utilizado nas aulas
Blender, Krita.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável